O Uruguai empatou com a Costa Rica por 1 a 1 nesta quarta-feira, em Montevidéu, e conquistou a última vaga para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. O time sul-americano havia derrotado o rival por 1 a 0, no jogo de ida da repescagem, domingo, na América Central.
Com o resultado, o Uruguai se tornou a 32.ª seleção classificada para o Mundial. A equipe sul-americana também completou a lista dos times campeões mundiais que vão participar da Copa no ano que vem. A última vez que todos foram reunidos aconteceu em 2002, no evento realizado na Coreia do Sul e no Japão.
Bicampeão (1930 e 1950), o Uruguai disputará seu 11.º Mundial. Em 2006, os uruguaios foram eliminados justamente na repescagem, pela Austrália. E, quatro anos antes, faturaram a vaga ao superar os australianos.
Já a Costa Rica, comandada pelo brasileiro René Simões, ficará de fora após participar das últimas duas Copas (2002 e 2006) – a equipe também esteve no Mundial em 1990.
O jogo desta quarta-feira foi marcado pelo nervosismo. As duas equipes mostravam grande disposição em campo, mas não levavam perigo aos goleiros. A partida só melhorou na segunda etapa. “El Loco” Abreu inaugurou o placar aos 25 minutos ao escorar de cabeça cruzamento da direita e levantar a torcida nas arquibancadas.
O gol animou os donos da casa, mas a Costa Rica não entregou os pontos. Quatro minutos depois, Centeno mandou para as redes e deixou tudo igual. Na sequência, a partida foi interrompida por causa de um tumulto envolvendo os reservas da Costa Rica e policiais uruguaios. A paralisação, porém, acabou reduzindo o ritmo dos visitantes, que não mostraram ânimo para buscar a virada.
Ficha Técnica:
Uruguai 1 x 1 Costa Rica
Uruguai – Muslera; Scotti (Victorino), Lugano e Godín; Maximiliano Pereira, Diego Pérez, Eguren, Alvaro Pereira e Lodeiro (Fernández); Suárez (Sebastián Abreu) e Diego Forlán. Técnico: Oscar Tabárez.
Costa Rica – Navas; Marín (Saborío), Miller e Umaña; Herrera, Bolaños, Díaz, Borges (Barrantes) e Walter Centeno; Ruiz e Núñez (Fonseca). Técnico: René Simões.
Gols – Sebastián Abreu, aos 24, e Walter Centeno, aos 28 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Diego Pérez (Uruguai); Cristian Bolaños e Roy Miller (Costa Rica).
Árbitro – Massimo Busacca (Fifa/SUI).
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai).