Uruguai e Peru fazem um duelo de desesperados nesta terça-feira (17), às 19 horas (de Brasília), na abertura da sexta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2010. As duas equipes vêm de empates em casa, no último sábado (14), e precisam dos três pontos para evitar que a zona de classificação para o Mundial se distancie. O Uruguai, que ficou no 1 a 1 com a Venezuela no mesmo Centenário da partida desta terça, está em sétimo lugar, com 5 pontos, enquanto o Peru é o nono, com 3, e também vem de empate por 1 a 1, com a Colômbia, em Lima.

continua após a publicidade

"Estamos um pouco chateados porque o empate (contra a Venezuela) não era o que esperávamos, mas já conversamos, e a receita é esquecer esse jogo na hora de enfrentar o Peru", afirmou o técnico Oscar Tabárez, que admite fazer mudanças na equipe, mas só confirma a volta do meia Cristian Rodríguez, do Benfica, que cumpriu suspensão automática.

Outra possível alteração é a entrada do goleiro Castillo, que Botafogo, no lugar de Carini. "Vamos tomar a iniciativa do jogo, por isso precisamos de jogadores e de um esquema adequado", explicou Tabárez, antecipado um Uruguai com muitas jogadas pelas pontas. "É nosso estilo, é como sempre tentamos fazer", disse.

No Peru, uma ausência certa é a do zagueiro Walter Vilchez, que está suspenso com dois cartões amarelos e dá lugar a Miguel Villalta. O emprego do técnico Jose del Solar segue em risco, e o atacante Guerrero, que joga no alemão Hamburgo, prevê mais um jogo complicado. "Precisamos melhorar nossa atitude para ir bem contra o Uruguai", afirmou o jogador. O meia Solano, capitão da equipe, promete um Peru ofensivo. "Temos de pensar que, se não vencermos, não iremos à Copa", prevê.

continua após a publicidade

Ficha técnica

Uruguai – Castillo (Carini); Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Pérez, Gargano e Cristián Rodríguez; Diego Forlán, Luis Suárez e Abreu. Técnico: Oscar Tabárez.

continua após a publicidade

Peru – Butrón; Prado, Rodríguez, Villalta e Vargasnico:; Torres, Solano, Mariño e Hidalgo; Rengifo e Guerrero. Técnico: José Del Solar.

Árbitro – Pablo Pozo (CHI).

Horário – 19 horas (de Brasília).

Local – Estado Centenário, em Montevidéu (URU).