O Universo/BRB deu um "nó tático" no Unimed/Franca e largou na frente na série decisiva do Campeonato Nacional de Basquete. Na tarde deste sábado (23), em Brasília, o time da casa impôs seu ritmo de jogo e venceu por 96 a 76. Amanhã, às 12h30, acontece o segundo jogo da série melhor-de-cinco. As duas próximas partidas serão em Franca. Se for necessário um quinto jogo, a série volta ao Distrito Federal.

continua após a publicidade

Com o apoio de 4.237 torcedores, que lotaram o ginásio da Asceb, o Universo começou o jogo nervoso, errando muito, o que favorecia o estilo cadenciado de Franca. O primeiro quarto terminou com os visitantes à frente no placar: 21 a 16. O equilíbrio se restabeleceu no segundo quarto. Graças à boa atuação do ala Arthur (17 pontos nos dois primeiros períodos), o time de Brasília igualou o jogo antes do intervalo: 41 a 41.

O Universo matou o jogo no terceiro quarto: a marcação asfixiou o time de Franca, que cedia contra-ataques e não conseguia se defender. Os visitantes se limitaram a marcar 14 pontos no terceiro período, contra 32 do time da casa. Irritado, o técnico Hélio Rubens mandou um time reserva para o quarto período. O Universo apenas administrou a vantagem e terminou com a vitória por 96 a 76.

Para o armador Helinho, de Franca, não há motivos para preocupação. "Em séries assim não dá tempo de lamentar derrota nem de comemorar vitória", declarou. "Temos que ganhar o próximo e levar a decisão para Franca.

continua após a publicidade

Nezinho, cestinha da partida com 25 pontos, comemorou a vitória no plano tático. "Conseguimos cortar o jogo deles e fazer o nosso fluir. Eles só conseguiram alguma coisa no primeiro tempo. Depois acertamos a marcação e dominamos", disse o armador.