Unicuritiba ampliará grade de modalidades esportivas

O Núcleo de Esportes do Centro Universitário Curitiba, mas conhecido como Unicuritiba, vai ampliar sua grade de modalidades esportivas em 2013, com a implantação de natação e atletismo. Os dois esportes vão se somar ao futsal, vôlei, handebol, tênis de campo e xadrez tanto no masculino quanto no feminino que já disputam competições universitárias. A confirmação é do supervisor do Núcleo, Paulo Rehme, à frente do setor há dois anos.

Mas, diferente de outras instituições, o Unicuritiba não visa apenas competições em busca de troféus, prêmios ou medalhas. O Centro Universitário sempre adotou a política do “educar para formar pessoas capacitadas e comprometidas com o dever social”.

A captação de alunos das duas modalidades já começou. A intenção é reforçar a delegação que este ano disputará os Jogos Universitários Paranaenses, em Campo Mourão. A previsão é de 70 alunos, três vezes mais que o número levado na edição do ano passado. Antes disto, os atletas participação dos Jogos Metropolitanos de Curitiba. Mas há planos também para competições nacionais.

O Unicuritiba não exige exclusividade de seus atletas, mas também não concede muitas regalias. No máximo, a instituição pretende conceder dez bolsas para este ano, que permitem desconto de 30% na mensalidade. Por causa disto, libera seus atletas para que representem seus clubes ou federações quando a competição não for universitária. É por isso que no elenco da instituição há vários que disputam competições de alto desempenho e alguns participam de campeonatos profissionais.

A condição para um dos 6 mil alunos do Unicuritiba ser atleta é entender o cunho social e aceitar treinar em horários fora da grade escolar, nem que para isso seja necessário sacrificar o fim de semana. Os treinos ocorrem nas dependências do Colégio Novo Ateneu, que também pertence ao grupo.

Social, o verdadeiro troféu

A adoção do enfoque social do Unicuritiba não se dá somente no esporte. Sem que a maioria dos universitários saiba, a participação em campanhas com a comunidade acontece desde a matrícula para o vestibular. Cinquenta por cento de toda a arrecadação são destinados ao Hospital Erasto Gaertner, Pequeno Cotolengo e Creche Família Feliz.

Mas é no esporte que essa veia social é reforçada. Seus maiores expoentes que o digam. Mesmo que o time masculino de futsal seja vice-campeão paranaense universitário de 2012 (com direito a representar o Paraná no Brasileiro da Série A), que o tenista Mário Littieri seja campeão do circuito universitário, e que a enxadrista Dora Nogueira Maciel seja segunda colocada dos Jogos Universitários do Paraná, os troféus são outros: a grande vitória de Dora, por exemplo, foi a alegria que ela proporcionou a mais de 30 crianças da rede estadual durante uma simultânea de xadrez, divulgando a modalidade e a instituição, no ano passado.

“Isso é levar o esporte como uma escola de longo alcance. É a participação ativa dos alunos como fator de transformação de hábitos e interesses saudáveis pela população”, diz, orgulhoso, o supervisor do Núcleo, Paulo Rehme.

Divulgação
Dora Maciel na simultânea de xadrez com alunos da rede estadual.
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo