União Centenário, da categoria Livre, é o novo campeão geral do "Peladão/Tribuna do Paraná" encerrado na tarde do último sábado com a grande final do "chavão" de adultos.

continua após a publicidade

O título máximo da temporada de 2005 reuniu as representações do União Centenário e do Esquadrão GMC, este último da categoria de Funcionários Públicos. Tanto um quanto outro chegaram à finalíssima pela primeira vez, e proporcionaram um belo e movimentado espetáculo aos milhares de espectadores e aficionados presentes ao campo 3 do Parque Peladeiro da Prefeitura, local da partida.

A vitória do União Centenário, por 3×1, foi líquida e indiscutível, extremamente valorizada pelo GMC, que foi adversário valoroso e que, diga-se, apesar dos 3×1, lutou de igual para igual.

No primeiro tempo, as ações se dividiram, terminando em 1×1, que diz bem do equilíbrio do encontro. O primeiro a marcar, logo aos 12 minutos, foi o Esquadrão GMC, através de Rafael Gustavo. O União Centenário chegou ao empate aos 24 minutos, com um golaço marcado por Janílson Júnior.

continua após a publicidade

Na segunda fase, o União Centenário foi mais força de ataque, com o Esquadrão GMC resistindo na tentativa de levar a decisão para os pênaltis. Mas, aos 19 minutos, numa avançada rápida, o União Centenário virou o marcador, fazendo 2×1 através de Edson Santos. A partir daí, o Esquadrão GMC lançou-se mais à frente – já que perdido por um ou por dez daria na mesma. Sentindo a pressão dos adversários, o União Centenário, de início, plantou-se mais na defensiva, mas logo também passou a fustigar o último reduto do GMC. E o terceiro gol, que sacramentou o título do União Centenário, veio aos 28 minutos, novamente por intermédio de Edson Santos, que se transformou no herói do título e goleador da final.

Com 3×1 no marcador, o União Centenário esperou o apito derradeiro do mediador Renato Amaral para passar a festejar ruidosamente o grande feito.

continua após a publicidade

Com isso ficou encerrado o 36.º Campeonato Paranaense de Futebol de Pelada, conferindo o título máximo geral ao União Centenário e o vice-título geral ao Esquadrão GMC.

As equipes utilizaram os seguintes jogadores: União Centenário (campeão) – Elvis, Adilso, Valdinei, Mauro Sérgio, José Carlos, Luiz Cláudio, Janílson, Edson Santos e Paulo Sérgio. Esquadrão GMC – Poty, Jeílson, Donizete, Juarez, Valcimar, Vanadir, Welington, Anderson, José Dirceu, Carlos Freitas, Marco Rocha, Rafael Gustavo, Gilmar Colpani e Venício.

Arbitragem de Roberto Amaral, com excelente desempenho, e muito bem auxiliado nas laterais por Nilson Camargo e Renato Santos.

Anormalidade – foram expulsos, por agressão e revide, os atletas Janílson, do União Centenário, e Carlos, do Esquadrão GMC.

RPMont garantiu

Muito embora a sabatina tenha sido realizada sem maiores anormalidades, pelo menos em termos disciplinares, já que as três partidas realizadas tiveram andamento absolutamente normal, desejamos, de público, agradecer ao Comando do Regimento Coronel Dulcídio pelo apoio que nos foi apresentado, não só nessa rodada final, como durante todo o campeonato, garantindo um policiamento preventivo de alto nível.