O Zaeli/Penalty/ Umuarama garantiu na noite desta terça-feira classificação à semifinal da Liga Futsal 2009. A vaga foi conquistada com o empate em 3 a 3 com o Atlântico, em Erechim (RS).

continua após a publicidade

Este resultado mais uma vez coloca o futsal paranaense em lugar de destaque no cenário nacional. Uma situação que vem se tornando rotina, pela força e estrutura que o esporte adquiriu no Estado.

A classificação de um representante à semifinal da Liga Futsal que por muito pouco não viu dois times do Estado entre os quatro finalistas, já que a Copagril ficou pertinho da vaga veio pouco mais de um mês após a Seleção Paranaense chegar à decisão do Campeonato Brasileiro, do qual saiu invicta. Pela segunda vez consecutiva e com o artilheiro da competição, o jogador Bolinha.

Várias outras equipes e seleções do Paraná estiveram presentes em fases decisivas de competições nacionais masculinas e femininas, também nas categorias menores.

continua após a publicidade

Reflexo direto do fortalecimento dos clubes com a realização de competições de alto nível dentro do Estado, que possibilitam às agremiações calendário para boa parte do ano.

O Campeonato Paranaense é um dos poucos do País a ter três divisões. Duas delas com 16 clubes (Séries Ouro e Prata) e outra com 24 clubes (Série Bronze). Além disso, algumas categorias menores chegaram a ter o Estadual com a presença de mais de 30 times.

continua após a publicidade

“Nossos clubes fazem um trabalho muito bom. Tanto de revelação quanto de manutenção das equipes de alto nível, o que facilita a tarefa de mantermos uma grande organização”, afirmou Dias Lopes, presidente da Federação Paranaense de Futebol de Salão.

Esta força e estrutura têm feito com que a FPFS seja presença constante entre as primeiras colocadas do ranking da Confederação Brasileira de Futebol de Salão. O ranking avalia a eficiência e organização de todas as federações filiadas, bem como o número de atletas inscritos e de competições realizadas, entre outros quesitos. Nos últimos anos, em todas as edições o Paraná apareceu entre os três primeiros colocados.

Atualmente está atrás apenas de Santa Catarina e de São Paulo, outras grandes forças do futsal nacional. “Temos tudo para voltar à liderança na próxima edição e continuar crescendo em todos os sentidos”, disse o presidente Dias Lopes, que também fez questão de parabenizar o Umuarama pela classificação: “É um trabalho sério realizado pelo Nil e por todo o pessoal da cidade, que vem tendo sequência há vários anos”, afirmou o dirigente.