Ou vai, ou racha. O Paraná Clube entra em campo hoje, contra o Prudentópolis, no Estádio Newton Agibert, necessitando de uma vitória para se classificar à próxima fase do campeonato paranaense.
Mais que isso, o Tricolor joga de olho em duas outras partidas, Francisco Beltrão x Coritiba e Malutrom x Iraty. Se o Beltrão perder para o Coxa ou o Iraty empatar ou perder para o Malutrom, a classificação estará consolidada. Caso contrário, o Paraná terá que disputar o “torneio da morte”, do qual sairão as duas equipes rebaixadas.
Embora a situação seja delicada e o Paraná dependa de outros resultados, o clima esteve ameno durante a semana, em função da vitória por 2 a 1 sobre o Rio Branco, no domingo passado. A conquista do primeiro resultado positivo e a marcação dos primeiros gols dos times, afastaram temporariamente a “nuvem negra” que pairou na Vila Capanema desde o início do campeonato estadual.
Sem o peso nas costas, o técnico Saulo pôde fazer várias experiências nos cinco dias de trabalho e aproveitou para ensaiar exaustivamente jogadas de bola parada. Na Vila, todos acreditam que o jogo seja definido em um lance como esse. “O jogo vai ser muito truncado, de muita marcação, pois as duas equipes necessitam do resultado. Nesses casos, a bola parada é uma arma poderosa”, diz o técnico Saulo, que aposta no experiente Jean Carlo como cobrador oficial.
O meia-atacante Alex, que foi confirmado na equipe titular, também treinou cobranças de faltas e se revezará com Jean nas cobranças de escanteio. “Quem estiver mais perto da bola, cobra. Quem sabe não teremos a mesma sorte que tivemos contra o Rio Branco?” Naquela partida, ele cobrou escanteio com perfeição e Jean fez o gol da vitória. “Quando a equipe ainda não tem o entrosamento ideal, é muito mais fácil armar esse tipo de jogada”.
Revezamento
Com a confirmação de Alex na vaga do suspenso Éverton, o técnico Saulo ordenou que Alex e Athos terão de fazer um revezamento entre meio e ataque. “Quando um subir e encostar no Fábio, o outro dá cobertura”, explica o treinador. Athos, que ainda não jogou ao lado de Alex – no jogo do último domingo ele saiu de campo justamente para Alex entrar -, acredita que apesar da natural falta de entrosamento, os dois se entenderão fácil. “O negócio é ficar atento o tempo todo para não ocorrer erro de posicionamento e ter sempre um de nós encostando no Fábio”.
CAMPEONATO PARANAENSE
PRUDENTÓPOLIS X PARANÁ CLUBE
Paraná: Flávio; Eto, Juliano, Fernando Lombardi e Jadílson; Alexandre, Wiliam, Jean Carlo e Athos; Alex e Fábio Oliveira. Técnico: Saulo de Freitas
Prudentópolis: Ney, Zé Maria, Márcio Santos, Neto e Kiko; Ricardinho, Maranhão, Dudu e Tita; Biro e Gaúcho. Técnico: Joel Costa
Súmula
Local: Newton Agibert (Prudentópolis)
Horário: 15h30
Árbitro: Maurício Batista dos Santos
Assistentes: Antônio Aparecido Casagrande e Vagner Vicentin