Pelo menos um terço dos sócios do Atlético ficarão de fora do jogo de amanhã, às 22h, contra o Sporting Cristal, na Vila Capanema, valendo a vaga na fase de grupos da Libertadores da América. Ontem de manhã, nem uma hora depois de o clube informar o início da habilitação dos smarts cards para acompanhar o duelo contra o time peruano, diversos associados atleticanos já manifestavam pelas redes sociais a irritação com a demora para garantir presença na partida.
Apesar de contar com 23 mil sócios – de acordo com a última parcial divulgada-, o clube também colocou a venda ingressos para a partida para os setores descobertos do Durival Britto, diminuindo ainda mais a possibilidade dos associados conseguirem um lugar para acompanhar o jogo.
No final da tarde de ontem, o clube informou o encerramento das habilitações e “agradeceu” a compreensão dos torcedores que não poderão acompanhar o jogo no Durival Britto. “Porque eu ainda sou sócio do Atlético. Se eu não consigo nem habilitar os cartões para ir no jogo? Estou na modalidade sócio otário”, desabafou um torcedor. “Duas horas e meia e nada de conseguir a habilitação para o jogo. Desisto, mas se a Vila Capanema não estiver lotada eu vou para a Justiça”, ameaçou outro sócio do Furacão.
Além da demora para habilitar os smarts cards para o duelo, boa parte dos sócios do Atlético reclamou da comercialização de ingressos paralela no Espaço Sócio Furacão, que registrou filas no período da manhã até o meio da tarde de ontem. Por causa da demora registrada para cadastrar seus smarts cards no site do Sócio Furacão, muitos associados do clube foram até a sede do clube, no bairro Água Verde, para tentar garantir presença no duelo que está sendo considerado o mais importante do ano para o Rubro-Negro.
De acordo com relatos, a demora para conseguir habilitar os smarts cards demorou de duas a quatro horas. Muitos sócios, que apesar de estarem com as mensalidades em dia, não conseguiram cadastrar seus cartões e ficaram de fora do jogo. “Tentei a tarde toda. Quando não ficava apenas carregando, a página dava erro. A prioridade tinha que ser para quem sempre está indo aos jogos e não colocar ingressos à venda. Tem gente que está habilitando e vendendo na internet”, disse o estudante de publicidade Alessandro Carneiro, de 21 anos.
A exemplo do que está acontecendo nos jogos do Campeonato Paranaense, quando pouco mais de 3 mil torcedores podem entrar aos jogos do Atlético realizados no Janguito Malucelli, na Vila Capanema não será diferente, já que pelo menos 8 mil sócios em dia não poderão acompanhar o duelo contra o Sporting Cristal. De acordo com o Procon, os torcedores podem fazer a sua reclamação do organismo de defesa do consumidor para requisitar a devolução parcial da mensalidade e ainda entrar com uma ação indenizatória. Agora, restam apenas ingressos para a torcida visitante. O local dificilmente será ocupado na sua totalidade pela torcida do Sporting Cristal. Para os torcedores que não conseguiram habilitar seus smarts cards, a RPC TV confirmou a transmissão ao vivo do duelo para todo o Estado.