Santos – O técnico Oswaldo de Oliveira treinou o Santos para vencer a retranca que Jair Picerni armou para sua equipe na partida de hoje, às 20h30, na Vila Belmiro. Ontem, ele cuidou dos últimos detalhes, como o posicionamento da defesa, que terá duas novidades: Henao no gol e Paulo César na lateral-direita. O ataque também mereceu atenção especial, principalmente nas saídas de contra-ataques.

continua após a publicidade

O Santos irá explorar bem as laterais, mas Oswaldo de Oliveira disse que isso não ocorrerá apenas nesta partida: "sempre trabalho muito pelas laterais para espaçar a defesa adversária e vamos procurar sempre forçando esse tipo de jogada", disse ele.

Para a partida contra o Guarani, sabe que encontrará uma forte marcação. "Temos de trabalhar dentro do que temos de virtude para superar esse bloqueio", comentou, completando: "por outro lado, temos na Vila a predominância de nossa equipe, onde o adversário é muito pressionado e nós vamos também procurar tirar proveito disso."

O torcedor que for à Vila Belmiro, verá um Santos diferente, com muitas novidades. Domingos e Alisson, que formaram pela primeira vez a dupla de zaga no jogo contra o Atlético de Sorocaba, serão mantidos, já que Ávalos ganhou um tempo extra para se recuperar. O lateral-direito Paulo César, um dos destaques do time no ano passado, fará sua reestréia com a camisa do Santos.

continua após a publicidade

Ainda na defesa, o goleiro colombiano Henao terá sua primeira chance no gol santista. Ele será escalado para ganhar ritmo de jogo, uma vez que jogará quarta-feira contra o Bolivar, em La Paz, pela Libertadores da América. Mauro tem retorno garantido no clássico de domingo contra o Corinthians.

O meia Fábio Baiano também está se recuperando de contusão e Oswaldo optou por não forçar sua volta. Vai dar oportunidade ao jovem Rossini, promovido recentemente do Santos B. No lugar de Robinho, suspenso e na seleção que goleou Hong Kong por 7 a 1 ontem, a entrada de Basílio não é uma novidade.

continua após a publicidade

Com essas modificações, começa o revezamento pregado pelo técnico Oswaldo de Oliveira. Isso já vinha acontecendo, pois não conseguiu escalar a mesma equipe nas cinco partidas do Paulista, mas o motivo era outro: ou contusão ou suspensão. A partir de agora, é estratégia para se manter bem nas duas competições que o time está disputando, o estadual e a Libertadores.

Santos: Henao; Paulo César, Domingos, Alisson e Léo; Fabinho, Tcheco, Ricardinho e Rossini; Basílio e Deivid. Técnico – Oswaldo de Oliveira.

Bugre joga como pequeno

Campinas – O Guarani vai assumir uma postura de time pequeno na Vila Belmiro, hoje à noite, reforçando a marcação e só buscando o gol nos contra-ataques. O técnico Jair Picerni não se importou em justificar as modificações feitas no time, onde a preocupação acabou sendo reforçar o sistema de marcação com três volantes.

O curioso é que após a derrota para o Santo André, por 3 a 1, na última rodada, no ABC, o técnico criticou seus jogadores, justamente, por atuarem "como pequeno" durante o segundo tempo. Reclamou da postura defensiva e também da falta de personalidade de seus jogadores. Mas agora, a história será mesmo totalmente diferente.

"Vou jogar contra o melhor time do Brasil, que é bicampeão brasileiro e na casa dele. Então preciso ter mais cuidado com a marcação, mas vamos também dar nossas pontadas lá na frente", disse Picerni, após o rápido coletivo realizado pela manhã no CT do Campinas. Neste treino ele fez algumas experiências em cima das modificações já processadas na terça-feira, quando aconteceu um demorado coletivo de 90 minutos.

Guarani: Jean; Mariano, Paulo André, Juninho e Gilson; Marcos Paulo, Careca, Serginho e Tucho; Catatau e Evandro Roncatto. Técnico: Jair Picerni.