Já regressou ao Brasil a delegação da Federação Brasileira de Basquete Master, que fora semana passada à cidade de Orlando, Estados Unidos, para participar do Campeonato Mundial de Master, masculino.
O evento teve grande importância para o nosso Estado, já que dez atletas que formaram nas quatro seleções brasileiras são paranaenses, filiados à Associação Paranaense de Veteranos.
O Brasil disputou o mundial nas categorias 35 a 39 anos, 50 a 54 anos, 55 a 59 anos, e 60 a 64 anos.
A seleção brasileira da faixa etária dos 35 aos 39 anos conquistou o título mundial e na sua equipe figurou como titular o paranaense Luiz Fernando Gonçalves, o “Luizão”.
Além do ouro nessa faixa, o Brasil ganhou a medalha de bronze, terceiro lugar, na faixa dos 50 a 54 anos, além do quarto lugar nas categorias 44 a 59 e 60 a 64.
A contribuição paranaense foi muito importante, somando dez atletas. Além de Luizão, participaram desse mundial também os atletas Washington Mario Abrei (categoria 50 a 54 anos), Hudson Zanoni (categoria 55 a 59 anos), e no maior volume de atletas cedidos às seleções, José Cândido Muricy, Narzen de Castro, Neli Nardi, Vidal Perez, Wilians Romanzini, José Maria Conceição e Luiz Gonçalves (técnico), que constituíram a base do escrete da categoria 60 a 64 anos.
Outro destaque paranaense foi o presidente da Associação Paranaense de Veteranos, médico José Cândido Muricy, que foi o chefe da delegação brasileira em Orlando.
Do mundial, além das quatro seleções brasileiras, participaram cerca de outros 100 selecionados que representaram 25 países.
Falando do desempenho brasileiro e principalmente dos atletas paranaenses, o chefe da delegação elogiou todos os jogadores dizendo que “os atletas paranaenses estiveram excelente desempenho, pois jogaram contra equipes de alto nível, todas elas de países onde o basquetebol é um esporte muito popular”.