Pode estar surgindo mais um talento no esporte curitibano. O garoto Ivo Matos Leão Hauer, de nove anos, acaba de conquistar o Campeonato Paranaense de xadrez para crianças de até 10 anos e, considerada a curta ?carreira? que tem na modalidade, pode ser considerado um novo prodígio.
Foi o primeiro campeonato estadual disputado por Ivo, que pratica xadrez há pouco mais de dois anos. No torneio, disputado em Francisco Beltrão na última semana, Ivo disputou e venceu seis partidas, uma delas com duração de três horas, para conquistar o troféu. ?Nesse jogo, fiquei com medo, ele tava melhor do que eu, achei que ia perder, mas consegui um contra-ataque?, disse.
O interesse por Ivo no xadrez surgiu aos seis anos, quando via seu pai mexer no tabuleiro. ?Aprendi com ele, só na brincadeira. Hoje a gente ainda joga, mas ele só ganha quando eu deixo, para não perder a graça?, revelou. Ivo também pratica futebol e natação, mas é a mente que ele gosta de exercitar. ?Xadrez é mais legal, o desafio é maior e ainda me ajuda a ser mais inteligente?, contou.
Para a mãe de Ivo, que, no começo, teve receio de autorizar o filho a participar de competições, o esporte está contribuindo bastante para o desenvolvimento pessoal do garoto. ?Ele era muito agitado e distraído. Agora, está calmo e concentrado. Aprendeu a pensar antes de agir, regra principal para se vencer no xadrez. Sabe que todas suas ações têm uma conseqüência. Até suas notas melhoraram?, contou.
E Ivo já tem um novo desafio pela frente. Em maio, vai a Londrina, onde defende o estado na disputa do campeonato brasileiro da categoria. ?Quando crescer, serei um grande enxadrista?, planeja.