Rio (AE) – O título do desafio internacional de tênis na praia de Copacabana, no Rio, após a boa vitória sobre o argentino Mariano Puerta por 7/5 e 6/3, não valeu pontos no ranking, nem mesmo aumentou sua bolsa de premiação, mas, pelo menos, serviu para mostrar que Gustavo Kuerten está no caminho certo da recuperação.
Como disse, com visível humildade, não deixou que passasse 2005 em branco, ou seja, sem conquistar um título sequer, por mais diferente que seja, ganhar uma exibição. O valor da conquista ficou para confirmar suas expectativas e antecipar um novo Guga para 2006, jogando num estilo mais agressivo e determinando o fim de um pedido popular, o de posicionar-se muito ao fundo, longe da linha de base. Hoje, o tricampeão de Roland Garros está devolvendo o saque mais à frente, além de usar o contra ataque como uma de suas principais armas.
"Hoje o tênis exige essas mudanças", avisou Guga. "É a evolução do tênis, com jogadores super agressivos e com um físico espetacular." Para tentar enquadrar-se nesse novo momento do tênis, Guga precisou dedicar os últimos meses ao preparo físico. Ganhou maior definição muscular e movimentação de pernas. Passou a ouvir mais as recomendações de seu novo técnico, o argentino Hernan Gumy, que vem insistindo para Kuerten estar mais à frente, mesmo que isso signifique correr maiores riscos.
"Encontrei motivação para buscar estas novas alternativas de jogo, pois quero alcançar meus limites", disse Guga, referindo-se ao fato de já ter conquistado três títulos de Roland Garros, além de um Masters Cup, depositando em sua conta bancária milhões de dólares, e ainda assim insistir em voltar ao circuito profissional. "Se lembrar que no início do ano estava andando de muletas e agora já sinto que posso jogar de igual para igual com alguns do melhores jogadores, tenho de olhar para a frente e acreditar que posso jogar tênis por muito mais tempo."
Este ano ainda, Guga joga mais um torneio, uma espécie de campeonato argentino, em que o brasileiro entra como convidado. O torneio começa na quarta-feira em Buenos Aires e, depois, só reinicia as competições válidas pelo ranking em fevereiro no ATP Tour de Viña del Mar, no Chile.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)