A partir desta quinta-feira e até sábado, a cidade de Ponta Grossa prestará significativa e importante homenagem a um atleta considerado referência no basquete paranaense e brasileiro, com a abertura e início do XI torneio Mayr Facci.
O homenageado – Mayr Facci – completou 82 anos de idade no último dia 7. Nascido em Catanduva (SP), possui um currículo notável no basquete paranaense, brasileiro e mundial.
Ele tem trinta jogos realizados pela seleção brasileira, anotando 150 pontos. Participou de duas olimpíadas – Finlândia, 1952 e Austrália, 1956. Uma de suas melhores atuações pela seleção nacional foi em 1954, no campeonato mundial realizado no Brasil, quando anotou 63 pontos em oito jogos.
Mayr Facci, além de jogar no basquete paulista, jogou no campeonato gaúcho, antes de se transferir definitivamente para Ponta Grossa, onde encerrou sua carreira, conquistando os jogos Abertos do Paraná e obtendo dez títulos estaduais de clubes. Hoje reside no Rancho Dallas, situado na região periférica da cidade.
O torneio
O XI torneio Mayr Facci de Basquete Master está dividido em quatro categorias, atingindo atletas com 25 anos acima. Ponta Grossa deverá estar representada em todas as categorias. Em 2008, quinze participaram da competição, que reuniu na cidade alguns dos maiores nomes da história do basquete brasileiro.
Além dos jogos, está prevista também a realização do torneio de arremessos de três pontos, e o jogo das estrelas, envolvendo atletas com mais de 65 anos de idade.
Mayr Facci, que jogou em todas as edições, espera se recuperar de uma lesão sofrida, depois de uma queda em sua chácara no final do ano passado, para participar do jogo de confraternização.
O evento será encerrado no dia 2 de maio, com um jantar comemorativo no Rancho Dallas. O XI Torneio Mayr Facci de Basquete Master é uma realização da Associação Pontagrossense de Basquete Veterano, Colégio Sepam, Liga Desportiva de Ponta Grossa, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e Associação Paranaense de Basquete Master.