Douglas está de sobreaviso para substituir Fernando. E Nunes ataca. |
O Coritiba já passou por duas fases na Copa do Brasil e tem a melhor campanha do campeonato paranaense. Mesmo assim, hoje é o grande desafio alviverde neste início de temporada. A partida contra o Iraty, às 15h30, no Emílio Gomes, jogo de ida da semifinal do estadual, contrapõe ao Coxa o melhor time do interior do estado, jogando em casa e com Estádio lotado.
Com tantas adversidades, os jogadores e o técnico Antônio Lopes usam a mais sutil das armas: a humildade.
Ao contrário do que se podia imaginar, nem mesmo os mais otimistas torcedores falam em favoritismo. Além da qualidade do adversário ("Eles têm um baita time", elogia Lopes), pesa o fato do Iraty ser a "asa negra" do Coritiba, a equipe do interior que mais dificulta a vida coxa em campeonatos estaduais. "Com eles, a gente nunca teve vida fácil", resume o capitão Reginaldo Nascimento.
Por isso a cautela. "Nós temos a vantagem de mandar o jogo de volta no Pinheirão. Então, vamos com nossa humildade até Iraty para tentar trazer um bom resultado", comenta o Delegado. A possibilidade de decidir em ‘casa’ a série é outro fator que o Cori leva para o interior. "Temos que atuar com o regulamento a nosso favor. Se podemos definir as semifinais com o apoio da nossa torcida, vamos tentar nos garantir no jogo de ida", afirma o zagueiro Flávio.
A torcida alviverde, que é um dos trunfos do time para o confronto com o Azulão, também estará presente em Irati. A diretoria conseguiu quinhentos ingressos (os donos da casa insistiam em ceder apenas duzentos), que foram praticamente esgotados – a organizada Império Alviverde e o sítio Coxanautas lidera uma caravana de doze ônibus para empurrar o Cori. "Toda ajuda em um momento destes é importante", reconhece o atacante Marciano.
Ainda mais em uma ‘batalha’ que dá ao Cori como vantagem de melhor campanha somente o mando do jogo de volta. Caso aconteça igualdade nos pontos conquistados e nos gols marcados nas duas partidas, a decisão vai para prorrogação e, caso necessário, cobranças de penalidades. "Vamos atuar como estamos atuando, pois nosso interesse é buscar a vaga sem precisar de tempo extra", afirma o Intergalático.
E tal conquista faria com que as dúvidas sobre o time do Coritiba (muitas já eliminadas com as últimas boas atuações) cessassem. "Nós precisamos mostrar neste momento porque temos a melhor campanha do paranaense", diz Flávio. "Eu confio muito neste grupo, e sei que eles podem render muito", finaliza Antônio Lopes.
Douglas é a novidade para a partida
Reconheçamos: desta vez, a "culpa" não é de Antônio Lopes. A dúvida do Coritiba para a partida desta tarde contra o Iraty é clínica, e só será definida momentos antes do confronto. Fernando continua com dores nas costas, e dificilmente vai encarar a primeira partida da semifinal do paranaense.
Fernando está em tratamento intensivo desde a contusão no treino de terça. O goleiro alviverde sofreu, na nomenclatura médica, uma dorsalgia. "Ele está ainda com as costas ‘travadas’", simplifica o médico William Yousef. E não há muito o que fazer neste momento – ele precisa de repouso e medicação. "Só vamos definir no estádio. Agora não adianta ficar pensando se ele vai ou não vai para o jogo", resume o médico.
Mas, pela preocupação do DM alviverde, é difícil a participação de Fernando na partida. Douglas, que treinou dois dias como titular, deve ser o goleiro contra o Azulão. "Confio em todos os goleiros do nosso grupo", garante o Delegado.
Fernando deve desfalcar
A dúvida do Coritiba para a partida desta tarde é clínica. Fernando continua com dores nas costas, e dificilmente vai encarar a partida. Douglas deverá ser uma das novidades do time – a outra é o sistema de jogo.
Fernando está em tratamento intensivo desde a contusão no treino de terça. O goleiro alviverde sofreu, na nomenclatura médica, uma dorsalgia. ?Ele está ainda com as costas ?travadas??, simplifica o médico William Yousef. E não há muito o que fazer neste momento. Ele precisa de repouso e medicação. ?Só vamos definir no estádio. Agora não adianta ficar pensando se ele vai ou não vai para o jogo?, resume o médico.
Mas, pela preocupação do DM alviverde, é difícil a participação de Fernando na partida. Douglas, que treinou dois dias como titular, deve ser o goleiro contra o Azulão. ?Eu ainda acho que o Fernando joga. Mas se não der, confio em todos os goleiros do nosso grupo?, garante o Delegado.
No que diz respeito à parte tática, Lopes preferiu desta vez definir logo a equipe. A entrada de Flávio faz o Coxa voltar a ter um esquema convencional – Reginaldo Nascimento será o primeiro volante. ?Ele está muito bem, voltou contra o Rio Branco e está recuperado, em forma e entrosado com o restante da defesa?, justifica o treinador. ?Eu e o Miranda não temos problema de entrosamento, porque estamos jogando juntos desde o Brasileiro?, completa Flávio.
CAMPEONATO PARANAENSE
Súmula
Local: Emílio Gomes (Irati)
Horário: 15h30
Árbitro: Henrique França Triches
Assistentes: Ildefonso Trombeta e Carlos Braatz
IRATY X CORITIBA
Iraty
Emerson; Renaldo, Édson Borges, Nelinho e Wesley; Nilson, Emanuel, Élton e Joel; Tiago e Alexandre. Técnico: Gilberto Pereira
Coritiba
Fernando (Douglas); Rafinha, Miranda, Flávio e Rubens Júnior; Reginaldo Nascimento, Luís Carlos Capixaba, Marquinhos e Rodrigo Batatinha; Marciano e Nunes. Técnico: Antônio Lopes