No pênalti de sexta-feira contra o Brasiliense, o capitão Ânderson Lima encarou a pressão, marcou o gol, correu atrás da bola e desabafou batendo no peito. Era sua resposta para as vaias e os gritos de ?vergonha? da torcida do Coritiba pelo futebol ruim apresentado até então. Situação que mudou completamente com a virada e a vitória. No entanto, o mais experiente jogador do Alviverde não abre mão da liderança natural, mas quer dividir a responsabilidade de levar o Coxa à primeira divisão com o restante do elenco, independente de serem jovens ou não.
?Aquele desabafo foi de todo o grupo até pela necessidade que a gente tinha de vencer, principalmente jogando dentro de casa. Essa vitória foi grande pela superação e para que o torcedor comece a confiar na gente?, disse Lima. Como capitão da equipe e contratado com status de ?jogador de seleção?, as cobranças o acompanham mais de perto, mas ele quer dividir de maneira igual. ?Eu não sinto e nem acho que a responsabilidade tem que ser só minha. Eu acho que a responsabilidade tem que ser de todos?, apontou.
Para ele, cada um tem que dar sua parte. ?A gente brinca e eu falo com o pessoal que a responsabilidade tem que ser dividida porque no dia 20 todo mundo quer receber. Então, por que dentro de campo a gente não começa a dividir as responsabilidades??, questionou. Mesmo assim, ele garante que não abre mão de ser o líder do time. ?Liderança você não compra, você conquista, é normal isso. Independente de eu ser o jogador mais experiente, desde o Marlos e o Keirrison, que são os mais novos, a responsabilidade tem que ser dividida. Até porque se ganharmos, ganha todo mundo e se perder, perde todo mundo?, ponderou.
Com o gol marcado diante do Jacaré, ele somou dois com a camisa do Coritiba, em 14 jogos disputados. Mesmo tendo melhorado o rendimento pela lateral direita, a tendência é que ele continue como líbero da equipe. O técnico René Simões já avisou que quer dar um melhor condicionamento ao jogador na nova função para a seqüência da Segundona.
Time
Para a partida de sábado que vem contra o Ceará, no Castelão, o treinador do Coritiba não poderá contar com o lateral-esquerdo Fabinho, que levou o terceiro cartão amarelo. Se Douglas Silva se recuperar, deverá retornar à posição, já que Carlão está com a seleção sub-20. O restante da equipe só deverá sofrer alterações se os volantes Rodrigo Mancha e Túlio e o zagueiro Henrique se recuperarem de lesões.