Quando lançou a campanha Clube Atlético dos Paranaenses, os dirigentes rubro-negros queriam expandir a sua marca pelo Paraná afora. Se ainda não dá para saber os resultados da conquista de novos torcedores, pelo menos no time profissional o número de “bichos do paraná” têm aumentado consideravelmente. Com a confirmação do goleiro Cléber para enfrentar o Iraty, o Furacão entrará em campo com sete jogadores nascidos no Paraná. Uma verdadeira (e boa) surpresa para os jogadores, que comemoram a notícia.
“É uma coisa muito positiva para o Estado do Paraná e, se você for ver em outros times, têm vários paranaenses também, isso valoriza muito e mostra que aqui é um celeiro de bons jogadores”, analisa o atacante Ilan, natural de Curitiba. Para ele, a identificação dos atletas com as cores do clube acaba sendo bem maior. “Em 2001, só tinha eu e o Rodriguinho. Agora com mais gente é bom, ter jogadores que são do Estado, jogando no próprio Estado”, continua.
O mesmo pensamento tem o ala-direito/meia William, que nasceu em Foz do Iguaçu. “Isso mostra a força do Paraná, lançando vários atletas e o Atlético Paranaense mostrando isso. De 11, ter sete do Estado é muito bom para o Estado e para o clube também”, diz. Após passagens por outras equipes, é a primeira vez que ele encontra um grupo com tantos jogadores do próprio lugar. “Eu já joguei em alguns times que não tinham nenhum jogador do Paraná. Aqui você vê que é completamente diferente. É legal, é bom”, aponta.
Surpreso com a informação, o meia londrinense Jádson aposta numa motivação a mais para vestir a camisa atleticana. “Nem sabia disso, mas é uma motivação a todos do Paraná para se esforçarem cada dia mais”, promete. O também londrinense Fernandinho acredita que a empatia no elenco acaba ficando mais fácil. “Acho que a cultura não muda muito de uma cidade para outra, e a gente tenta tirar proveito disso”, destaca.
A possibilidade de ficar mais perto de casa fez até com que Ilan voltasse para a capital e aceitasse a proposta do Atlético. “Eu voltei para cá porque achei que era vantajoso para mim. Estava no São Paulo, recebi um convite de um time da minha cidade, de um time que eu gosto e isso para mim vale muito”, finaliza. Além dos quatro, também nasceram no Estado o goleiro Cléber (de Palmital), o zagueiro/volante Ramalho (de Santa Clara de Monte Castelo) e o lateral-esquerdo Marcão (de Curitiba). Isso sem contar com o titular (suspenso) Alessandro Lopes (de Ponta Grossa) e do atacante Dagoberto (de Dois Vizinhos) entre outros, mas que devem figurar na equipe nas próximas rodadas.
Ígor ganha posição na zaga
O técnico Mário Sérgio confirmou o zagueiro Ígor na defesa do Atlético, que enfrenta o Iraty, às 15h30 de domingo, no Estádio Emílio Gomes. A definição saiu após o coletivo ontem à tarde no CT do Caju onde o treinador procurou posicionar os jogadores para evitar as jogadas aéreas do adversário. Hoje, o elenco rubro-negro volta a trabalhar tecnicamente no período da tarde.
Apesar das orientações do comandante, Mário Sérgio sabe muito pouco sobre o Azulão. As poucas informações vieram da estréia do adversário contra o Coritiba, mas que não devem servir de parâmetro. “Aquele time deve ter mudado muito e o que a gente sabe não deverá dar para aproveitar. O que a gente tem que fazer é jogar o nosso jogo”, apontou. O técnico lembra que as dimensões do gramado não é dos maiores e isso deve forçar o Iraty a buscar bolas alçadas na área.
Para formar a bateria antiaérea com Rogério Correia e Ramalho, a aposta recaiu sobre Ígor. “O professor sabe do meu potencial e a gente sabe também que tem que respeitar a equipe do Iraty”, avisa. Para ele, o Azulão não deverá se expor e o Atlético precisa tomar o máximo de cuidado. “Eles, jogando dentro de casa, vão esperar a nossa equipe para jogar no contra-ataque e, por isso, nós não podemos desperdiçar a posse de bola e explorar o Washington e o Ilan, que estão concluindo todas”, finaliza.
Hoje, o time trabalha na parte da tarde e, amanhã, apenas pela manhã. Na tarde, viaja para Ponta Grossa, onde ficará concentrado. No domingo, após o almoço, a delegação segue para a cidade de Iraty.