Chegou a hora. O dia marca o final da primeira fase do Campeonato Paranaense, o de maior equilíbrio dos últimos anos. Se o amanhã é incerto, por conta da má redação do regulamento, o hoje é interessante, com partidas valendo tudo para os clubes. Há quem lute pela classificação para a 2.ª fase e, ao mesmo tempo, precise de um pontinho para fugir do rebaixamento.
O caso do jogo mais dramático da rodada: às 21h45, Toledo e Foz do Iguaçu se enfrentam no 14 de Dezembro em uma partida de grande emoção. Os dois times têm chances – remotas, é verdade – de continuar no Paranaense.
Portanto, uma vitória pode levar uma das equipes para a segunda fase. Mas a derrota é praticamente uma sentença de morte. Para o Porco, certamente, pois já está na ZR e se perder dentro de casa deixa a primeira divisão. “Vamos vencer o Foz e torcer por uma combinação de resultados”, disse o confiante técnico Sérgio Baresi.
Do lado do Foz, a preocupação é a mesma, minorada pelas cinco vitórias da equipe. Só que o time da Tríplice Fronteira vive uma tremenda crise, que acabou desaguando na demissão de toda a comissão técnica, comandada pelo técnico Rogério Perrô – e não é demais dizer que foram os jogadores que “pediram a cabeça” do treinador. Arif Osman, diretor de futebol, vai comandar o time hoje.
Em outro jogo das 21h45, Cascavel e Paranavaí jogam no estádio Olímpico Regional. A Cobra ainda está ameaçada, mas depende apenas de suas forças – vencendo, escapa do rebaixamento e espera uma combinação de resultados para conseguir a classificação.
A tática do técnico Rodinei Lucas é a do “terrorismo”. “Conversamos seriamente com os jogadores e focamos a importância da postura deles em campo. O tempo está passando. Semana que vem eles podem não ter mais time”, atirou.
Do lado do ACP, mais tranquilidade. Sem chances de cair para a Segundona, o Vermelhinho pode avançar de fase com um empate – apesar da vitória garantir sem a preocupação de acompanhar os outros resultados.
Há cinco jogos sem perder, o ex-lanterna do Estadual está eufórico. “É um sonho que construímos aos poucos, sonho de um time valente. Nunca nos abalamos com os resultados negativos”, disse o técnico Flávio Mendes.
Jogos encerrados
Dois jogos começaram na tarde desta quarta-feira (25) e já estão terminados. Em Rolândia o Nacional recebeu o J.Malucelli e ficaram no empate de 0 a 0 que deixou as dfuas equipes em 3.° e 4.° lugar com 21 pontos.
No Emílio Gomes o Iraty recebeu o Cianorte e venceu por 2 a 1 com gols de Gilson e Airton e Marquinhos descontou para a equipe visitante. O Iraty está no 5.° lugar e o Cianorte em 6.°. As duas equipes já estão praticamente classificadas à próxima fase.