Terminar o primeiro turno do Campeonato Paranaense como melhor do interior vai servir pra receber apenas um título simbólico. Afinal o campeão fora da capital será definido apenas na soma de pontos ao fim do torneio, com os dois finalistas. No entanto, pelo menos quatro times entram em campo hoje com o objetivo de começar a segunda etapa na frente dos adversários: Operário, com 19 pontos, Iraty e Cianorte, com 17, mais o Arapongas, correndo por fora com 16.
O Operário vai receber o Corinthians Paranaense em casa, no Germano Kruger. Desfalcado de Mateus, um de seus principais atacantes na campanha e que está lesionado, o Fantasma da Vila Oficinas tem consciência que o título na prática não vale nada. Mas vai entrar em campo para garantir a condição momentânea de maior do interior. “Não tem título, mas a expectativa é a de somar pontos, pois esse será o fator determinante para a possível conquista, lá na frente”, ressalta o gestor do clube, Dorli Michels.
No lado adversário, haverá uma ausência. O zagueiro corintiano Thiago Alencar foi expulso contra o Roma, em Apucarana, e não viajou para Ponta Grossa. Em seu lugar, o treinador Amauri Knevitz terá a opção de colocar Leandro, Neto ou Peixoto.
Já o Iraty vai tentar a sorte fora de casa, no Waldemiro Wagner. Depois de eliminado da Copa do Brasil pelo Grêmio Prudente, o Azulão vai medir forças com o Paranavaí, pensando no futuro e lutando para se manter vivo em busca do bicampeonato do interior. Para o ACP, um bom resultado representa um distanciamento da zona de rebaixamento e as chances de buscar um melhor posicionamento no segundo turno.
Outro que busca o título simbólico é o Cianorte, que chegou a ser líder da competição. O Leão do Vale terá dura missão contra o Coritiba, no Albino Turbay.
Fechando a rodada, o Arapongas vai até o Estádio Bom Jesus da Lapa, onde vai ser realizado o clássico “Arapuca”. Diante do principal rival, o Roma Apucarana, o Arapongão terá de vencer e torcer por derrota de todos os seus concorrentes para fechar a primeira etapa do Paranaense como melhor do interior.