Com o resultado da final de Perdedores do "chavão" de adultos, disputada no sábado último, a representação do Ulbra/Lojas 5 Irmãos ganhou essa importante etapa, credenciando-se a disputar a finalíssima do "Peladão/Tribuna do Paraná?, contra o União Centenário, campeão da chave de Vencedores.
Contudo, a vitória do Ulbra já está sendo contestada pelo Esquadrão GMC, que foi o derrotado de sábado. Em comunicado extra-oficial endereçado à comissão organizadora, o Esquadrão GMC informou que nesta segunda-feira entrará com recurso junto ao Tribunal Especial de Justiça Desportiva, solicitando a comprovação, da parte do Ulbra, da legitimidade do registro de vários de seus atletas na categoria Indústria/Comércio, além, ainda, de denunciar a participação de um atleta profissional com contrato em vigor, o que é terminantemente proibido pelo regulamento do "Peladão/Tribuna do Paraná".
Denúncias e recursos à parte, vamos ao jogo final da Chave de Perdedores do "chavão" de adultos.
Vitória do Ulbra
Na final de Perdedores, sábado à tarde, a esquadra do Ulbra/Lojas 5 Irmãos iniciou a partida de forma fulminante, marcando 2×0, até os 17 minutos da segunda fase. Na primeira etapa, o Ulbra marcou aos 16 minutos através do jogador Paulo Alexandre. Nessa etapa e mesmo até o início da segunda fase, o Ulbra mostrou força e maior poder ofensivo. Tanto que, aos 17 minutos do segundo tempo, voltou a marcar por intermédio do próprio Paulo Alexandre, ficando o marcador em 2×0. Logo após, menos de um minuto do segundo tento de Paulo Alexandre, o Esquadrão GMC diminuiu através de belo tento conquistado por Juarez Fernandes.
Daí, e até o término da partida, as escaramuças em direção ao gol se alternaram, mas sem que nenhum dos times chegasse a concretizar o gol.
A arbitragem de Renato Santos foi, senão perfeita, contudo segura e dentro dos padrões de alta honestidade.
Ao longo da partida, em que pese o nervosismo que imperou em todo o transcorrer do jogo entre atletas e dirigentes, anotamos disciplina intocável o que, certamente, foi amparada pelo eficiente serviço de policiamento preventivo que nos foi presenteado pelo Regimento Coronel Dulcídio.
Em razão da petição do Esquadrão GMC, que será protocolada nesta segunda-feira, o Ulbra/Lojas 5 Irmãos terá prazo até as 17h da próxima quarta-feira (dia 16) para apresentar à comissão organizadora a documentação que está sendo solicitada pelo Esquadrão GMC, ou seja, a apresentação das fotocópias das carteiras de trabalho de todos os atletas registrados, devidamente autenticadas em cartório.
Isto posto, vale dizer, que comprovada a autenticidade dos registros dos atletas da Ulbra, esta agremiação irá, de fato, decidir o título máximo geral no próximo sábado frente ao União Centenário (série Prefeitura), campeão da Chave de Vencedores.
Contudo, se a documentação do Ulbra for rejeitada pelo Tribunal Especial de Justiça Desportiva, o Ulbra deverá ser desclassificado, com o Esquadrão GMC guindado à condição de finalista. A partida Ulbra/Lojas 5 Irmãos e Esquadrão GMC apresentou os seguintes detalhes técnicos:
Ulbra/Lojas 5 Irmãos 2×1 Esquadrão GMC, com gols de Paulo Alexandre (2) para os vencedores e Juarez para os vencidos; anormalidade – não houve; árbitro – Renato Santos. Ulbra utilizou os seguintes atletas: Daniel, Douglas, Rogério, Everson, Ricardo, Adilson, Valdik, Paulo Alexandre, Giomar, Lucas, Ricardo, Fábio e Carlos. Esquadrão GMC: – Rafael Gustavo, Donizete, Geilson, Valcimar, Santos, José Carlos, José Dirceu, Clayton, Rocha, Juarez e Gilmar.