A UEM (Universidade Estadual de Maringá), foi a vencedora dos 49.º Jogos Universitários do Paraná (JUPs) encerrados nessa quarta-feira, em Guarapuava. Liderou a competição desde a disputa das primeiras modalidades a partir de sexta-feira – o atletismo, natação, judô e xadrez -, até as últimas, basquete, futsal, handebol e vôlei. Somou 123 pontos contra 98 da Faculdade Dom Bosco, de Curitiba, em segundo lugar, e 85 da Faculdade Guairacá, de Guarapuava, em terceiro.
O título anterior da UEM havia sido em 2007, em Palmas, e no ano passado deixou escapar o bicampeonato por 10 pontos, em Paranavaí, perdendo a primeira posição para a Faculdade Dom Bosco, no último dia de disputa.
“A Universidade de Maringá está de parabéns pela reconquista do título. Há tempo vem mostrando que leva o esporte a sério, preparando bem as suas equipes. Isso é muito bom para o Paraná. Ajuda a elevar o nível técnico de nossas competições com as outras instituições”, cumprimenta o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
Na conquista da terceira posição geral, a Guairacá deixou a UEL (também com 85 pontos) para trás nos critérios de desempates, por ter mais primeiros lugares.
Participaram dos 49.º Jogos Universitários do Paraná (JUPs) 23 instituições de ensino superior, com mais de 1.500 atletas e dirigentes.
Apenas duas não conseguiram pontos na classificação geral: a Faculdade de Ciências e Letras (Fafiman), de Mandaguari, e a Faculdade do Noroeste Paranaense (Fanp), de Nova Esperança.
Nas modalidades coletivas os campeões estão classificados automaticamente para representar o Paraná nas Olimpíadas Universitárias, de 14 a 23 de agosto, em Fortaleza, no Ceará.
Já nas modalidades individuais, os que alcançaram os melhores índices nas provas serão convidados a critério da Federação Paranaense de Desportos Universitários.