A Uefa informou nesta sexta-feira a decisão de punir por cinco partidas o técnico José Mourinho, por conta de suas declarações após a derrota do seu Real Madrid para o Barcelona, por 2 a 0, no dia 27 de abril, na primeira partida da semifinal da Liga dos Campeões da Europa.
O treinador fez severas críticas à arbitragem do alemão Wolfgang Stark, por conta da expulsão do zagueiro Pepe, após entrada dura em Daniel Alves. Mourinho também colocou em dúvida a idoneidade da relação entre o Barcelona e a Uefa, o que a entidade considerou como um comentário “inapropriado”.
O técnico português já cumpriu a primeira partida de suspensão, no segundo confronto contra o Barcelona, que classificou a equipe catalã à decisão do torneio europeu. Com isso, ele ficará de fora das três próximas partidas em competições organizadas pela Uefa. A quinta partida de suspensão só precisará ser cumprida se o treinador não mantiver uma boa conduta nos próximos três anos.
José Mourinho ainda foi punido com uma multa de 50 mil euros. O Real Madrid criticou a decisão da entidade. “O Real Madrid considera que a resolução ainda sofre dos mesmos defeitos do princípio do inquérito disciplinar. Ficou impossível para nosso técnico usar seus direitos para defender-se, já que os argumentos exatos pelos quais o inquérito disciplinar foi aberto ainda são desconhecidos”, afirmou o clube em seu site oficial.
JOSÉ PINTO – Ainda nesta sexta-feira, a Uefa anunciou a punição ao goleiro reserva do Barcelona, José Pinto. Ele foi expulso também no primeiro confronto diante do Real Madrid, após envolver-se em confusão na saída das equipes para o intervalo.
Por isso, a entidade decidiu suspender o jogador por três partidas. Como ele já cumpriu a primeira, ficará de fora da decisão da Liga dos Campeões, no dia 28 de maio, contra o Manchester United, e do próximo jogo do Barcelona em competições organizadas pela Uefa.