Em reunião realizada neste sábado (23) na cidade de Heerenveen, Holanda, o Comitê Executivo da União Européia de Futebol (Uefa), presidido pelo francês Michel Platini, aprovou o sistema de disputa das Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. As seleções do continente serão separadas em oito grupos de seis equipes e um de cinco – a Europa tem direito a 13 vagas no próximo Mundial.
Os vencedores de cada grupo (nove seleções, no total) conseguirão vaga diretamente, enquanto os segundos colocados dos grupos de seis equipes jogarão uma eliminatória, cujos vencedores ficarão com os quatro lugares restantes.
Para a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, vencida pela Itália, as eliminatórias européias foram disputadas em oito grupos, em que três deles continham sete participantes e os outros cinco contaram com seis seleções.
Durante o encontro, que ocorreu horas antes da final da Eurocopa sub-21 entre Holanda e Sérvia, o Comitê Executivo também avaliou a segurança em Israel. A entidade decidiu permitir que o país receba seus jogos nas cidades de Tel Aviv, Haifa, Jerusalém e Ashdod.
Somando a isso, a Uefa anunciou que fará exames antidoping em todas as 31 partidas da Eurocopa 2008, a ser sediada conjuntamente entre Suíça e Áustria. Todas as 16 seleções serão submetidas aos testes.
Por fim, a entidade máxima do futebol europeu cancelou duas partidas das Eliminatórias da Eurocopa entre Armênia e Azerbaijão pelo Grupo A, nos dias 8 e 12 de setembro. Como os dois países passam por problemas políticos e a segurança para os confrontos estava ameaçada, a Uefa optou por impedir a realização dos jogos e não dar nenhum ponto aos países.