A Uefa, entidade que controla o futebol europeu, divulgou nesta quarta-feira uma lista de sete jogos supostamente envolvidos no escândalo de manipulação de resultados no continente, revelado na última sexta-feira pela polícia alemã, que investiga um esquema montado para beneficiar apostadores.
A entidade, que auxilia a polícia na investigação, revelou os confrontos depois de promover um encontro em sua sede, em Nyon, na Suíça, com líderes das associações e ligas nacionais de futebol da Áustria, Bélgica, Bósnia, Croácia, Alemanha, Hungria, Eslovênia, Suíça e Turquia, países que foram incluídos na lista de 200 partidas suspeitas de terem sido arranjadas.
Depois da reunião, a UEFA também informou que os seguintes cinco clubes de quatro diferentes países são suspeitos de estarem envolvidos nos jogos manipulados divulgados nesta quarta-feira: Tirana e Vilaznia (Albânia), Dinaburg (Letônia), Llubljana (Eslovênia) e Honved (Hungria). Os times participaram de sete partidas supostamente arranjadas em fases qualificatórias para a Liga dos Campeões e para Liga Europa.
A investigação das outras partidas suspeitas de corrupção segue em curso, segundo informou a Uefa, que justificou a divulgação de apenas sete jogos afetados, inicialmente, por possuir “mais detalhes” sobre a investigação dos tais confrontos.
As partidas divulgadas pela Uefa foram as seguintes:
Stabaek x Tirana, em 21/7, pela Liga dos Campeões
Bnei Yehuda Tel-Aviv x Dinaburg (16/7), pela Liga Europa
Dinaburg x Bnei Yehuda Tel-Aviv (23/7), pela Liga Europa
Vllaznia x Rapid Viena (23/7), pela Liga Europa
Rapid Viena x Vllaznia (16/7), pela Liga Europa
Ljubljana x Metalurg Donetsk (6/8), pela Liga Europa
Fenerbahçe x Honved (30/7), pela Liga Europa