Apesar da boa temporada feita por jogadores como Thiago Silva, Ramires, Marcelo e alguns outros, a Uefa anunciou nesta segunda-feira a relação de 32 candidatos ao prêmio de melhor jogador na Europa na última temporada e não incluiu atletas brasileiros.

continua após a publicidade

A lista tem um atleta nascido no Brasil, o zagueiro naturalizado português Pepe. Também concorrem nove espanhóis, entre eles oito que foram campeões da Eurocopa há duas semanas, e dois principais concorrentes: o argentino Lionel Messi, que foi o vencedor da primeira edição da premiação, no ano passado, e o português Cristiano Ronaldo.

Se não houve vagas para atletas do Brasil na relação, não faltou espaço para surpresas. A principal delas é o atacante galês Leslie Davies, do Bangor City, da primeira divisão de seu país.

O vencedor do troféu relativo à última temporada será divulgado durante uma cerimônia marcada para o dia 30 de agosto, em Mônaco, junto com o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões.

continua após a publicidade

No dia 14 do mesmo mês, a entidade revelará em seu site os três jogadores com maior número de pontos após uma primeira votação entre os 32 concorrentes.

Os três finalistas voltarão a ser votados em Mônaco, onde os mesmos jornalistas elegerão o vencedor entre os três através de um sistema eletrônico.

continua após a publicidade

Os 32 jogadores selecionados, por clubes, são os seguintes:

– Real Madrid (7): Xabi Alonso (ESP), Iker Casillas (ESP), Fábio Coentrão (POR), Mesut Özil (ALE), Pepe (POR), Sergio Ramos (ESP) e Cristiano Ronaldo (POR)

– Manchester City (6): Sergio Agüero (ARG), Mario Balotelli (ITA), Joe Hart (ING), Vincent Kompany (BEL), David Silva (ESP) e Yaya Touré (COM)

– Barcelona (4): Lionel Messi (ARG), Cesc Fàbregas (ESP), Andrés Iniesta (ESP) e Xavi Hernández (ESP)

– Chelsea (4): Petr Cech (RTC), Didier Drogba (COM/agora no Shangai Shenhua), Frank Lampard (ING) e Fernando Torres (ESP)

– Juventus (2): Gianluigi Buffon (ITA) e Andrea Pirlo (ITA)

– Borussia Dortmund (2): Jakub Blaszczykowski (POL) e Shinji Kagawa (JAP/agora no Manchester United)

– Manchester United (1): Wayne Rooney (ING)

– Milan (1): Zlatan Ibrahimovic (SUE)

– Bangor City (1): Leslie Davies (PDG)

– Atlético de Madrid (1): Falcao García (COL)

– Tottenham Hotspur (1): Luka Modric (CRO)

– Schalke 04 (1): Raúl González (ESP/agora no Al-Sadd)

– Arsenal (1): Robin van Persie (HOL)