Uefa ameaça excluir clubes endividados das competições européias

A Uefa em um futuro próximo ameaça excluir de todas as competições européias os clubes mais endividados.

O secretário-geral David Taylor fez a advertência durante um encontro com dirigentes de clubes ingleses, explicando que a exclusão das competições internacionais significa “a última sanção” para os times atolados em dívidas.

“Estariam previstas formas de comunicação, sob forma de advertência, antes de passar à última sanção, a exclusão, mas é uma medida absolutamente plausível”, explicou Taylor.

Segundo ele, os times precisarão de uma licença da entidade para atuar nos campeonatos europeus, que seria obtida por meio de uma série de exigências e garantias financeiras.

O dirigente escocês disse estar extremamente preocupado com as estratégias de certos clubes que colocam em risco o próprio futuro ao se endividar de maneira insustentável.

“Queremos reforçar os mínimos critérios financeiros e outras formas de regulamentação para os clubes que querem continuar competindo na Europa”, acrescentou.

Coincidentemente, essa declaração foi feita um dia depois do presidente da Federação Inglesa de Futebol (FA) divulgar que as equipes do país possuem uma dívida de cerca de 3,8 bilhões de libras. Acredita-se que um terço dessa soma pertença a três potências do esporte: Liverpool, Manchester United e Chelsea.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna