Colônia – Na partida marcada pela ineficiência ofensiva, a Ucrânia, estreante em mundiais, surpreendeu ao garantir a classificação às quartas-de-final da Copa ao bater a Suíça por 3 a 0, nos pênaltis, ontem, em Colônia – o jogo terminou sem gols no tempo regulamentar e extra. A estrela do jogo foi o goleiro ucraniano Oleksandr Shovkovskyi, que defendeu duas penalidades batidas pelos suíços Streller e Cabanas. O craque ucraniano, Shevchenko perdeu a primeira cobrança, mas seus companheiros Milevskiy, Rebrov e Gusev fizeram.

continua após a publicidade

A Ucrânia pega na próxima fase a Itália, que eliminou a Austrália. O confronto com os italianos acontecerá na sexta-feira, às 16h (de Brasília), em Hamburgo.

O vencedor enfrentará nas semifinais o ganhador de Alemanha e Argentina, que será disputado no mesmo dia, mas em Berlim.

Curiosamente, a Suíça deixa o torneio sem sofrer nenhum gol durante o tempo regulamentar. O goleiro Pascal Zuberbuehler, que defende o Basel do seu país, ficou mais de 390 minutos sem ser batido. Antes do camisa 1 suíço, o último a não sofrer tentos     na fase classificatória havia sido o argentino Carlos Roa, em 98. Mas o recorde de invencibilidade pertence ao italiano Walter Zenga, que estabeleceu a marca na Copa de 90, quando ficou 517 minutos evitando as tentativas dos rivais. Ele só foi superado nas semifinais, contra a Argentina.

continua após a publicidade