Com um show da cantora Shakira, a Ucrânia reinaugurou neste sábado o Estádio Olímpico de Kiev, que será o palco da grande final da Eurocopa do ano que vem. O evento teve a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente ucraniano Viktor Yanukovych, que declarou, perante 50 mil pessoas: “O país inteiro está comemorando um presente para todo nosso povo”.
A Eurocopa de 2012, que será sediada conjuntamente pela Ucrânia e pela Polônia, terá no Estádio Olímpico de Kiev cinco de suas partidas, incluindo a grande decisão, marcada para o dia 1.º de julho. O estádio tem capacidade para 68 mil pessoas e foi completamente reconstruído três anos após ser demolido. O primeiro jogo de futebol ali será no próximo dia 11 de novembro, num amistoso entre Ucrânia e Alemanha.
No total, mais de 1.800 profissionais de imprensa poderão trabalhar confortavelmente durante os jogos da Eurocopa. O grande diferencial do moderno estádio, porém, são os dois telões gigantes, de 103 m² cada um, com alta resolução. O complexo conta ainda com diversos restaurantes, bares e lojas.
A cerimônia de inauguração, neste sábado, foi transmitida ao vivo pela televisão para os ucranianos e teve a participação de 2.500 voluntários e 500 atores, dançarinos e acrobatas de diversos países. Além de Shakira, participaram do espetáculo renomados cantores ucranianos. Ao fim da festa, um grande show pirotécnico.