Um mito cruzará o caminho do Paraná esta noite. Com a camisa 9 do Vila Nova, o interminável goleador Túlio Maravilha, aos 39 anos, quer fazer do Tricolor mais um degrau em sua escalada rumo ao milésimo gol. Em 20 anos como profissional, Túlio já passou por 27 times – com repetição em alguns e já jogou também em outros quatro países. O folclórico e simpático atacante conversou ontem com a Tribuna depois do treino do Tigrão do Centro-Oeste, realizado no CT do Coritiba.
Tudo vai bem para Túlio no Vila. Em nove rodadas pela Série B, ele já marcou sete gols e é um dos artilheiros da competição. E segue na contagem regressiva para repetir o feito de Pelé e Romário. ?Já são 843 na carreira. Faltam 157 para o milésimo?, aponta o jogador que disputou a Copa América de 1995 pela seleção brasileira.
Mas a marca histórica não é o único objetivo perseguido por Túlio. ?Em dois anos e meio, no máximo, vou fazer esses gols aí, numa média de 50 por ano. Mas acima de tudo quero ser o goleador da Série B, que é a única competição que ainda não fui artilheiro?, avisa. Ele chegou lá duas vezes na Série C e três vezes na Série A.
Este é o segredo de Túlio para continuar brilhando, numa idade em que a maioria dos atletas já curte a aposentadoria. Mesmo com o sucesso que atingiu em clubes como Goiás, Botafogo, Corinthians, Fluminense, Cruzeiro e na seleção brasileira, ele mantém, com suas metas e objetivos, a motivação de um garoto.
No Vila Nova, todos fazem questão de ressaltar a dedicação do veterano atacante nos jogos e treinamentos. E Túlio faz tudo para continuar sendo um exemplo para os companheiros. ?A receita é muita dedicação e amor à profissão. Além de comida regrada, noites de sono e muito profissionalismo?, ensina.
Túlio marcou seu último gol contra o Criciúma, na 8.ª rodada. Contra o Fortaleza, na última sexta-feira, ele passou em branco, apesar da vitória do Vila por 2 a 1, e deixou Luiz Carlos, do Ceará, alcançá-lo na artilharia da Segundona.
A situação não agrada ao matador, que precisa balançar as redes hoje, contra o Tricolor, para manter sua média. ?Espero conseguir. Mas é um jogo muito difícil. Na minha opinião, o Paraná é favorito. Temos que ter todo o respeito e cuidado. Se sairmos daqui com um empate, está bom demais?, avalia Túlio Maravilha, uma lenda viva e em plena atividade.