O vencedor do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que acontece domingo (2), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, irá ganhar uma verdadeira obra de arte como prêmio. Apresentado oficialmente nesta quarta-feira (29), o troféu que será entregue ao primeiro colocado é uma criação do arquiteto Oscar Niemeyer.
O desenho do troféu, segundo Niemeyer, é inspirado em outra obra sua, o Palácio da Alvorada, em Brasília. Além disso, tem uma referência ao volante de um carro de Fórmula 1. “Eu pensei no tema da Alvorada, porque é uma coisa bem brasileira e que foi copiada no mundo inteiro”, revelou o arquiteto, em entrevista à TV Globo.
Outra novidade do troféu deste ano do GP do Brasil é o material com que ele foi produzido. É o plástico verde, um polietileno feito de matéria-prima 100% renovável, extraída da cana-de-açúcar.
Agora, resta saber quem vai ficar com essa obra de arte. Os favoritos à vitória em Interlagos são os dois candidatos ao título da Fórmula 1, o brasileiro Felipe Massa e o inglês Lewis Hamilton, mas algum outro piloto pode surpreender na corrida de domingo.
Para quem quiser conhecer o troféu do vencedor do GP do Brasil, uma réplica será exposta a partir de domingo no Shopping Morumbi, em São Paulo – a peça ficará lá até o dia 9 de novembro.