Se domingo o Coritiba for campeão estadual de 2011, os jogadores irão receber o troféu de premiação na Arena da Baixada. A definição foi tomada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), que colocou ponto final na polêmica e não acatou o pedido da Polícia Militar (PM) de realizar os possíveis festejos no Couto Pereira.
De acordo com o presidente da FPF, Hélio Cury, a imagem do futebol paranaense poderia ser afetada negativamente se houvesse recusa em entregar a premiação do time campeão no estádio rival.
Por isso, o dirigente anteriormente já havia pedido a colaboração dos clubes. “A não entrega da taça criaria um desgaste na tradição, em relação ao que é feito em outros estados. Desgasta também pra Copa do Mundo. Por isso, notificamos Atlético e Coritiba, pois a questão do mandante facilitar as condições para a premiação está no regulamento da competição”, afirmou, após encontro com representantes da segurança pública na tarde de ontem.
Antes do encontro, a PM chegou a enviar um ofício destinado à Federação Paranaense de Futebol. A intenção era a de solicitar que o possível festejo coxa ocorresse no Couto Pereira, evitando incidentes entre torcedores.
Ainda assim, de acordo com o tenente da Polícia Militar, Cristiano Machado, um dos responsáveis pela segurança no dia do jogo, a reivindicação da FPF será acatada.
“Sugerimos a ideia da entrega do troféu no Alto da Glória, pois na Arena serão apenas 10% de visitantes. Diante da decisão da federação, vamos fornecer segurança necessária. Se o Coritiba for campeão na Arena, será entregue a taça e o clube vai comemorar como tem direito”, atestou.
Se a equipe coxa-branca conquistar o título na Baixada, a Polícia Militar irá alterar o sistema de evacuação do estádio. “No caso de vitória do Coritiba, faremos com que a torcida do Atlético deixe a Arena primeiro. Caso contrário, a torcida visitante sai antes”, ressaltou o tenente Machado. Anteriormente, indiferente do resultado, o previsto era liberar os rubro-negros apenas 15 minutos depois que os alviverdes deixassem o estádio.
Para assegurar a segurança, Machado garante que a força policial terá apoio dos juizados especiais que estarão na Arena da Baixada. “O Estatuto do Torcedor prevê penalidades para torcedores e o clube se algo for feito para estragar o espetáculo”, ressaltou.