O nome é Troféu Brasil de Triathlon, mas bem poderia ser Troféu Internacional, pela quantidade de atletas estrangeiros inscritos na 2.ª etapa do ranking hoje, na capital paulista. Competidores da Austrália, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Argentina e até Dinamarca estão inscritos na disputa que terá largada e chegada na USP. Os brasileiros terão rivais fortes, como o norte-americano Doug Friman, que já comemorou uma vitória importante no Brasil, ao vencer o Triathlon Internacional de Santos em 2002.

continua após a publicidade

No feminino, não será diferente, com a canadense Natasha Filliol, campeã da etapa de Cancun do Circuito Mundial e 3.ª colocada na abertura do Troféu Brasil de Triathlon este ano, e a dinamarquesa Lizabeth Kristenson, campeã mundial de longa distância em 2001 e 7.ª colocada no Ironman do Havaí.

O time verde e amarelo estará muito bem representado. Os líderes do torneio, Fábio Carvalho e Carla Moreno, confirmaram presença. Os dois vêm de sequências de bons resultados nesta temporada e querem novas vitórias para abrir vantagem na disputa pelo título do principal circuito da modalidade no País.

Preparando-se para a sua terceira participação, tanto nos Jogos Pan-Americanos quanto os Olímpicos, Carla venceu o Internacional de Santos e o Troféu Brasil com grandes atuações. Fabinho, que se firma como um dos melhores do momento, teve uma atuação muito forte no Internacional, sendo o vice-campeão e depois venceu, com tranqüilidade, o Troféu Brasil e o Long Distance Ubatuba.

continua após a publicidade

Outros brasileiros também querem brilhar, como o goiano Santiago Ascenço, campeão do ranking em 2004 e vice da etapa inicial, e o irmão caçula de Carla, Rafael Moreno. A primeira largada do evento será dos amadores, às 8h. Eles farão uma prova na distância "short", com 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.

Os profissionais começam a competir às 9h20, na distância olímpica, nadando 1,5 km, pedalando 40 km e correndo mais 10 km. A área de transição e chegada serão montadas junto à Raia Olímpica, onde será feita a natação. A premiação está prevista para 11h30.

continua após a publicidade