Troféu Brasil, agora é Troféu Maria Lenk

São Paulo – O Troféu Brasil de Natação – que neste ano será realizado de 1.º a 6 de maio, no Rio, vai mudar de nome. A principal competição nacional da modalidade, a partir deste ano, vai se chamar Troféu Maria Lenk, homenagem à nadadora que morreu nesta segunda-feira, aos 92 anos, vítima de um aneurisma.

Maria Lenk foi velada no Salão Nobre do Flamengo, onde nadava diariamente – foi ali que, na manhã de segunda, ela passou mal enquanto estava na piscina. A pedido dos filhos, que moram nos Estados Unidos, o corpo será cremado nesta quinta-feira, no Cemitério do Caju. As cinzas serão levadas para a Praia do Leblon, que Maria Lenk sempre freqüentava, e para um sítio da família na serra fluminense, onde ela gostava de passar os fins de semana.

Ontem, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, anunciou que encaminhou e-mail a todos os presidentes de federações estaduais para que seja feita a mudança no nome do campeonato. A edição deste ano terá um atrativo extra: será a última seletiva para os Jogos Pan-Americanos do Rio, que serão disputados no Complexo Aquático Maria Lenk.

A história de Maria Lenk está intimamente relacionada à da própria natação e do esporte olímpico brasileiro. Ela aprendeu a nadar no Rio Tietê, em São Paulo, e foi a primeira mulher sul-americana a disputar uma Olimpíada, em 1932, em Los Angeles. Competiu também nos Jogos de Berlim, em 1936. E nadou até morrer – passou mal quando se preparava, na piscina do Flamengo, para fazer os 1.500m no Troféu Brasil de Masters, no mês que vem.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo