São Paulo – O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Bozikis, o Grego, anunciou ontem que o técnico Antonio Carlos Barbosa vai deixar o comando da seleção feminina, cargo que ocupou nos últimos oito anos, mas apenas depois dos Jogos Pan-Americanos, de 13 e 29 de julho, no Rio de Janeiro.
Em seu lugar assumirá Paulo Bassul, que foi assistente de Barbosa entre 1999 e 2004. ?Recebi com muita alegria o convite. No meu comando, a seleção deve passar por uma reformulação, já que teremos uma competição duríssima pela frente após o Pan (o Pré-Olímpico)?, contou Bassul.
Barbosa, por sua vez, disse que espera se despedir com a medalha de ouro no Pan. ?É a quinta vez que participo desta competição. Como desta vez ela será no Brasil, a expectativa é muito grande. Além disso, o basquete feminino merece esse título?, afirmou o técnico, que pretende iniciar a preparação na primeira quinzena de junho.
Antonio Carlos Barbosa foi muito criticado no último mundial, realizado em São Paulo, em 2006, no qual a seleção foi a quarta colocada. ?O Barbosa é um excelente profissional e mostrou sua competência ao longo dos 20 anos em que esteve no comando das seleções. Por isso, assumirá a função de supervisor ao deixar o cargo?, contou Grego.
Enquanto Barbosa estiver se despedindo das jogadoras no Pan, Bassul comandará a seleção brasileira sub-21, que estará participando do Mundial da Rússia (29 de junho a 8 de julho). ?Em seguida, iniciaremos o trabalho com a seleção principal. Estamos confiantes em ir para Pequim?, explicou Bassul.
Confirmado
A Federação Internacional de Basquete anunciou que o sorteio das chaves para o Pré-olímpico feminino será no dia 23 de fevereiro, no Chile. O torneio acontece entre os dias 25 e 29 de setembro e terá a participação das seleções da Argentina, Canadá, Chile, Cuba, Estados Unidos, Jamaica, México e Brasil. Os oito times serão divididos em dois grupos. A equipe campeã da competição garante automaticamente a classificação para Pequim-2008.
Na NBA, o Dallas Mavericks continua dominando
Milwaulkee – Nada parece deter a equipe e os talentos individuais do Dallas Mavericks, time que se consolida como o melhor da temporada regular da NBA. Na terça-feira, a equipe do técnico Avery Johnson bateu o Milwaukee Bucks por 99 a 93, com atuação de gala do ala alemão Dirk Nowitzki, que marcou 38 pontos e pegou 11 rebotes.
Na segunda metade da partida, o Dallas chegou a estar 16 pontos atrás no placar, mas conseguiu a virada e já soma oito vitórias consecutivas – ao todo, são 43 vitórias, sendo 19 fora de casa, e apenas 9 derrotas na temporada.
O San Antonio Spurs, liderado pelo ala Tim Duncan, com 21 pontos aproveitou a ausência do armador Jason Kidd e venceu o New Jersey Nets por 107 a 82. Kidd, selecionado para a equipe da Conferência Leste do All-Star Game, não jogou nas últimas três rodadas e pode desfalcar a equipe no jogo das estrelas do próximo domingo, em Las Vegas.
O Miami Heat, atual campeão da NBA, venceu o Portland Trail Blazers por 104 a 85 e conseguiu igular sua campanha, agora com 26 vitórias e 26 derrotas. O time está em segundo na Divisão Sudeste, ao lado do vizinho de Flórida Orlando Magic, graças aos 35 pontos marcados pelo armador Dwyane Wade.
Outra boa notícia para os campeões foi a confirmação da volta do técnico Pat Riley, que ficou seis semanas afastado por causa de cirurgias no joelho direito e no quadril. Ele voltará ao banco de reservas no dia 21 de fevereiro.
Já o Los Angeles Lakers continua sem vencer e chegou à sua maior seqüência de derrotas na campanha, quatro, ao perder por 107 a 106 para o New York Knicks. O pivô Eddy Curry marcou quatro de seus 19 pontos no último minuto da partida e fez a cesta da vitória do Knicks quando faltavam 7,1 segundos para o fim do jogo.
Outros resultados da rodada da NBA: Memphis Grizzlies 108×104 New Orleans Hornets, Chicago Bulls 111×112 Toronto Raptors e Houston Rockets 109×104 Sacramento Kings.