Começará no próximo dia 16, segunda-feira, a troca de alimentos por ingressos para a etapa de Curitiba do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC, na sigla do inglês), marcada para os dias 6 a 8 de março, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Curitiba receberá pela quarta vez a categoria lançada em 2005 e pela terceira será palco da prova de abertura do calendário.
Cada dois quilos de alimentos não perecíveis poderão ser trocados nas sedes das nove administrações regionais de Curitiba por um ingresso para a WTCC e a prova suporte Porsche GT3. Os bilhetes valerão para os dias 7 e 8 de março. A expectativa é arrecadar 50 toneladas de donativos no fim de semana da competição. Toda a arrecadação será encaminhada ao Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, para distribuição a entidades que atendem pessoas carentes.
O Brasil será novamente representado pelo curitibano Augusto Farfus, da equipe oficial de fábrica da BMW-Alemanha. Com duas vitórias e o sexto lugar na classificação geral em 2008, Farfus tem a responsabilidade de ajudar a marca a recuperar a hegemonia perdida no ano passado para a SEAT. A equipe espanhola conquistou os títulos de fabricantes e pilotos com o francês Yvan Müller. Enquanto Farfus deve fazer ainda uma última sessão de testes em Vallelunga (Itália) antes do embarque dos carros para o Brasil, Muller e os demais companheiros da SEAT concluíram a pré-temporada nesta semana em Barcelona.
No dia 5 de março, será aberta a prova com uma tarde de autógrafos dos pilotos da WTCC, na Rua XV de Novembro, no Centro. No mesmo dia será dada a largada promocional de 70 carros do Intercontinental Rally Challenge (IRC), que será realizado pela primeira vez na América do Sul. Ainda no dia 5, à noite, será feito o coquetel de abertura das duas provas, com entrevista coletiva de imprensa com os pilotos.
A coordenação da prova do WTCC é do Instituto Municipal de Turismo. A organização tem a participação da Guarda Municipal de Curitiba, Diretran, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros.
De acordo com Antonio de Souza, dirigente da Confederação Brasileira deAutomobilismo, a experiência adquirida nas três edições anteriores do WTCC em Curitiba, tornou a organização do evento mais fácil, com uma boa divisão de tarefas entre várias instituições. A escolta dos equipamentos das equipes será feita pela Polícia Rodoviária, a partir do Porto de Paranaguá e do Aeroporto Internacional de Curitiba, em São José dos Pinhais. A segurança durante aprova será acompanhada pela Polícia Militar. Em Curitiba, a segurança ficará a cargo da Guarda Municipal. O município também deixará hospitais de sobreaviso para serem usados nos dias da prova.
Rally
O Intercontinental Rally Challenge (IRC), criado em 2006, virá pela primeira vez à América do Sul. A terceira temporada começou com o Rally Monte Carlo, em Mônaco, corrida em asfalto dias 21 a 24 de janeiro. Curitiba sediará a segunda das 12 etapas, nos dias 5, 6 e 7 de março, no circuito do Rally da Graciosa, que inclui trechos de pista de terra. A largada promocional será às 15h do dia 5, no Centro. A largada efetiva será no Parque Barigui, na sexta-feira, dia 6, às 8h.
A vinda da competição para Curitiba atende aos esforços do prefeito Beto Richa, do empresário e piloto Marcos Marcola Celestino e do arquiteto Anderson Nobre, organizador do tradicional Rally da Graciosa. A prova será transmitida para 54 países. São 70 carros, de equipes européias, sul-americanas e brasileiras. Entre as marcas presentes no IRC destacam-se Peugeot, Skoda, Fiat e Mitsubishi. Um dos destaques será a presença do francês Didier Auriol, ex-campeão mundial de rali, correndo com uma Peugeot 207 S2000.
O percurso será próximo à Serra da Graciosa, região de tradição no rally brasileiro. São 699 km em estradas de Curitiba, Campo Magro, Bocaiúva e Campina Grande do Sul, na região metropolitana, incluindo trechos especiais e deslocamento, com 225 km de trecho cronometrado. O rali será válido também para os campeonatos Paranaense, Brasileiro e Sul-Americano, o que deve reforçar o número de inscritos.
Nos dias 6 e 7 de março, toda a estrutura do IRC estará montada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), onde está prevista a chegada, pouco antes dos treinos para a etapa de abertura do WTCC 2009, que tem 22 carros em 13 equipes, que reúnem cerca de 600 pessoas.
Podem ser obtidos ingressos do WTCC nos seguintes endereços:
Teatro HSBC – Rua das Flores, 11
Rua da Cidadania Santa Felicidade – Praça Santa Bertila Boscardin, 213
Rua da Cidadania Boa Vista – Av. Paraná, 3.600
Rua da Cidadania da Matriz – Praça Rui Barbosa, 101
Rua da Cidadania Fazendinha/Portão – Rua Carlos Klemtz, 1.700
Rua da Cidadania do Carmo/Boqueirão – Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430
Rua da Cidadania Pinheirinho – Av. Winston Churchill, 2.033 – Capão Raso
Rua da Cidadania Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1.700
Administração Regional Cajuru – Rua Luiz França, 2.032
Administração Regional da CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.469
Beka Calçados – Rua Teffé, 43 – Bom Retiro
Academia Corpus – Av. Paraná, 85 (Cabral); Rua Padre Anchieta, 1.932 (Champagnat)
Centro Musical Mauri Toniolo – Rua Ângelo Sampaio, 357 – Água Verde
Condor Supermercados – Av. Nilo Peçanha, 1.000 (Centro Cívico)
Secrets Shoes – Shopping Total loja 435 (Rua Itacolomi, 292), Shopping Cidade loja 14 (Av. Mal. Floriano Peixoto, 4.984); PoloShopping loja 196 (Rua Camões, 601 – Altos da XV)