Começará no próximo dia 16, segunda-feira, a troca de alimentos por ingressos para a etapa de Curitiba do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC, na sigla do inglês), marcada para os dias 6 a 8 de março, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Curitiba receberá pela quarta vez a categoria lançada em 2005 e pela terceira será palco da prova de abertura do calendário.

continua após a publicidade

Cada dois quilos de alimentos não perecíveis poderão ser trocados nas sedes das nove administrações regionais de Curitiba por um ingresso para a WTCC e a prova suporte Porsche GT3. Os bilhetes valerão para os dias 7 e 8 de março. A expectativa é arrecadar 50 toneladas de donativos no fim de semana da competição. Toda a arrecadação será encaminhada ao Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, para distribuição a entidades que atendem pessoas carentes.

O Brasil será novamente representado pelo curitibano Augusto Farfus, da equipe oficial de fábrica da BMW-Alemanha. Com duas vitórias e o sexto lugar na classificação geral em 2008, Farfus tem a responsabilidade de ajudar a marca a recuperar a hegemonia perdida no ano passado para a SEAT. A equipe espanhola conquistou os títulos de fabricantes e pilotos com o francês Yvan Müller. Enquanto Farfus deve fazer ainda uma última sessão de testes em Vallelunga (Itália) antes do embarque dos carros para o Brasil, Muller e os demais companheiros da SEAT concluíram a pré-temporada nesta semana em Barcelona.

No dia 5 de março, será aberta a prova com uma tarde de autógrafos dos pilotos da WTCC, na Rua XV de Novembro, no Centro. No mesmo dia será dada a largada promocional de 70 carros do Intercontinental Rally Challenge (IRC), que será realizado pela primeira vez na América do Sul. Ainda no dia 5, à noite, será feito o coquetel de abertura das duas provas, com entrevista coletiva de imprensa com os pilotos.

continua após a publicidade

A coordenação da prova do WTCC é do Instituto Municipal de Turismo. A organização tem a participação da Guarda Municipal de Curitiba, Diretran, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros.

De acordo com Antonio de Souza, dirigente da Confederação Brasileira deAutomobilismo, a experiência adquirida nas três edições anteriores do WTCC em Curitiba, tornou a organização do evento mais fácil, com uma boa divisão de tarefas entre várias instituições. A escolta dos equipamentos das equipes será feita pela Polícia Rodoviária, a partir do Porto de Paranaguá e do Aeroporto Internacional de Curitiba, em São José dos Pinhais. A segurança durante aprova será acompanhada pela Polícia Militar. Em Curitiba, a segurança ficará a cargo da Guarda Municipal. O município também deixará hospitais de sobreaviso para serem usados nos dias da prova.

continua após a publicidade

Rally

O Intercontinental Rally Challenge (IRC), criado em 2006, virá pela primeira vez à América do Sul. A terceira temporada começou com o Rally Monte Carlo, em Mônaco, corrida em asfalto dias 21 a 24 de janeiro. Curitiba sediará a segunda das 12 etapas, nos dias 5, 6 e 7 de março, no circuito do Rally da Graciosa, que inclui trechos de pista de terra. A largada promocional será às 15h do dia 5, no Centro. A largada efetiva será no Parque Barigui, na sexta-feira, dia 6, às 8h.

A vinda da competição para Curitiba atende aos esforços do prefeito Beto Richa, do empresário e piloto Marcos Marcola Celestino e do arquiteto Anderson Nobre, organizador do tradicional Rally da Graciosa. A prova será transmitida para 54 países. São 70 carros, de equipes européias, sul-americanas e brasileiras. Entre as marcas presentes no IRC destacam-se Peugeot, Skoda, Fiat e Mitsubishi. Um dos destaques será a presença do francês Didier Auriol, ex-campeão mundial de rali, correndo com uma Peugeot 207 S2000.

O percurso será próximo à Serra da Graciosa, região de tradição no rally brasileiro. São 699 km em estradas de Curitiba, Campo Magro, Bocaiúva e Campina Grande do Sul, na região metropolitana, incluindo trechos especiais e deslocamento, com 225 km de trecho cronometrado. O rali será válido também para os campeonatos Paranaense, Brasileiro e Sul-Americano, o que deve reforçar o número de inscritos.

Nos dias 6 e 7 de março, toda a estrutura do IRC estará montada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), onde está prevista a chegada, pouco antes dos treinos para a etapa de abertura do WTCC 2009, que tem 22 carros em 13 equipes, que reúnem cerca de 600 pessoas.

Podem ser obtidos ingressos do WTCC nos seguintes endereços:

Teatro HSBC – Rua das Flores, 11

Rua da Cidadania Santa Felicidade – Praça Santa Bertila Boscardin, 213

Rua da Cidadania Boa Vista – Av. Paraná, 3.600

Rua da Cidadania da Matriz – Praça Rui Barbosa, 101

Rua da Cidadania Fazendinha/Portão – Rua Carlos Klemtz, 1.700

Rua da Cidadania do Carmo/Boqueirão – Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430

Rua da Cidadania Pinheirinho – Av. Winston Churchill, 2.033 – Capão Raso

Rua da Cidadania Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1.700

Administração Regional Cajuru – Rua Luiz França, 2.032

Administração Regional da CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.469

Beka Calçados – Rua Teffé, 43 – Bom Retiro

Academia Corpus – Av. Paraná, 85 (Cabral); Rua Padre Anchieta, 1.932 (Champagnat)

Centro Musical Mauri Toniolo – Rua Ângelo Sampaio, 357 – Água Verde

Condor Supermercados – Av. Nilo Peçanha, 1.000 (Centro Cívico)

Secrets Shoes – Shopping Total loja 435 (Rua Itacolomi, 292), Shopping Cidade loja 14 (Av. Mal. Floriano Peixoto, 4.984); PoloShopping loja 196 (Rua Camões, 601 – Altos da XV)