Aloísio, Tereza e Édson Rosa, respectivamente pai, mãe e irmão do volante Émerson, tiveram seus planos todos alterados em relação ao que pensavam sobre a estréia do Brasil na Copa, contra Turquia, nesta segunda-feira às seis horas. Quando souberam da lesão do capitão da seleção, a tristeza tomou conta da casa no bairro Fragata, em Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul, a 260 km de Porto Alegre: “Tínhamos planejado ver a estréia com amigos, em outro lugar, aqui perto de Pelotas, quando soubemos da lesão do Émerson. Quando nos preparávamos para sair, a notícia, tirou nossa alegria”, falou por telefone, com tristeza na voz, o pai do jogador, Aloísio.
Mesmo sabendo de tudo à distância, seu Aloísio ainda mantinha alguma esperança de que seu filho mais famoso ainda pudesse se recuperar e participar dos outros jogos na Copa: “Assim que ele se machucou, ligou para cá, para tranqüilizar a todos e dizer que estava tudo bem. Infelizmente, mesmo querendo que sua participação fosse confirmada pelos médicos, ficamos tristes, principalmente ao saber que tudo aconteceu em um treino sem importância nenhuma, só para exercitar os jogadores”.
A tristeza dos familiares do então capitão brasileiro foi maior quando souberam que Émerson havia se machucado, com seriedade, treinando como goleiro: “Lembro que, quando pequeno, o Émerson jogava até de atacante, onde ele começou, aqui em Pelotas passando, depois, para o meio-campo. No gol, no entanto, nunca havia jogado. É uma pena, pois ele estava num grande momento de sua carreira, prestigiado no Roma e capitão da seleção brasileira”.
Agora, já com a certeza de não vai poder ver eu filho tentando a conquista do pentacampeonato pelo Brasil, seu Aloísio vai torcer por Ricardinho, convocado para o seu lugar: “Tomara que ele, como grande jogador que é, como todos que estão lá na Coréia do Sul, jogue bem me conquiste o título para nós. Vou rezar para que isso aconteça, assim como fazia para o meu filho, disse dona Tereza”, triste por ver seu filho fora da maior competição do futebol mundial.