Muitos torcedores ainda não entenderam a graça de um campeonato por pontos corridos – alguns “especialistas” também. Faltam as finais, dizem, faltam os jogos decisivos.

continua após a publicidade

Uma olhada rápida na tabela do Brasileirão, tanto da Série A, quanto da Série B, mostra que os próximos dias estão repletos de partidas importantíssimas para o Trio de Ferro.

A começar por hoje, com Sport x Coritiba (16h, Ilha do Retiro), Paraná x Brasiliense (16h10, Vila Capanema) e Atlético x Goiás (18h30, Arena). Passar com vitórias por esta semana decisiva é meio caminho (ou caminho inteiro) para nossos times chegarem onde querem.

Na Série A, o Atlético depende das próprias forças para se aproximar da luta pela Libertadores. Joga em casa com o Goiás de Rafael Moura e depois com o Fluminense, no momento vice-líder do Brasileiro.

continua após a publicidade

São duas partidas que vão encaminhar a reta final rubro-negra – ainda mais com uma decisão favorável da Conmebol, recuando da decisão de tirar uma vaga brasileira na competição sul-americana no ano que vem.

Se o G3 voltar a ser G4, o Furacão está na briga com tudo. Se continuar sendo G3, a obrigação é vencer goianos e cariocas pra recuperar terreno na briga. E as duas rodadas são fundamentais para o Atlético porque os times que estão à frente e “ao lado” na classificação encaram desafios complicados.

continua após a publicidade

No domingo tem Grêmio x Cruzeiro, Fluminense x Botafogo e Guarani x Corinthians. E na próxima semana tem Cruzeiro x Atlético-MG, Grêmio x Internacional e Corinthians x Palmeiras.

Se Maikon Leite e Guerrón conseguirem acabar com a má fase do ataque rubro-negro nos jogos de hoje e domingo que vem, o Furacão pode sair inteiro enquanto os adversários podem se complicar.

Carimbo

O Coritiba pode carimbar logo a vaga para a primeira divisão em 2011. Líder absoluto da Série B, com sete pontos de vantagem para os vice-líderes e treze para o quinto colocado, o Coxa precisa vencer três jogos para chegar ao “número mágico” de 65 pontos e se garantir na Série A do ano que vem.

E tem três jogos em oito dias – Sport hoje, Vila Nova na terça e Paraná no sábado que vem, sendo que os dois últimos são no Couto Pereira, onde o time tem 100% de aproveitamento.

Mas Tcheco avisou durante a semana: não adianta contar com o acesso já, é preciso fazer a parte alviverde nos jogos. E o início da série é complicadíssimo – encarando um Sport que sabe da importância de vencer o líder para continuar sonhando com o G4.

Além disso, o Coritiba nunca venceu na Ilha do Retiro jogando por campeonatos brasileiros. Por isso, só uma quebra de tabu mantém viva a possibilidade de fazer festa no sábado que vem, fechando as três vitórias com um triunfo no clássico e subindo para a primeira divisão com sete rodadas de antecedência.

Garantia

Para o Paraná Clube, o objetivo nesta reta final de Segundona é menos nobre, mas importante – neste momento, manter-se na Série B ainda representa a manutenção de um calendário minimamente interessante para a próxima temporada.

A chegada de Roberto Cavalo no comando do time mudou o espírito do elenco – Irineu garantiu, durante a semana, que as coisas mudaram na Vila Capanema. Fruto também da união paranista, que apesar de ser ainda tímida, já rendeu alguns frutos.

Vencer o Brasiliense hoje significa praticamente acabar com o risco de rebaixamento, abrindo onze pontos do rival cand,ango e, dependendo dos resultados da rodada, dez pontos do primeiro time da ZR.

Seria a dose necessária de tranquilidade para jogar os últimos jogos do ano, permitindo que o Tricolor possa focar 2011 – para que os sustos deste 2010 sirvam de lição e não de trailer para a temporada que virá.