Trio de Ferro se destaca com gestão transparente

O Trio de Ferro está entre os melhores equipes no Brasil no quesito gestão transparente. O melhor colocado é Coritiba, na 5.ª colocação, com Atlético em 6.º e o Paraná Clube em 10.º. A liderança é do Corinthians, com 97 pontos. Mas bem posicionados no ranking criado pela Pluri Consultoria, os paranaenses deixam para trás potências como Flamengo, Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro.

O Coritiba, com 57 pontos na avaliação, tem uma pequena vantagem de quatro pontos sobre o Furacão. Um dos itens que colocam o Alviverde na frente é o fato de não ter atrasado a divulgação do balanço de 2011 – problema que atingiu Atlético e Paraná. Por esse quesito, e outros analisados pela consultoria, é que o Tricolor está atrás da dupla Atletiba, somando 44 pontos, mesmo índice alcançado pelo Grêmio.

Apesar da boa posição dos clubes paranaenses no levantamento elaborado pela Pluri Consultoria, há espaço para os paranaenses melhorarem a transparência de suas contas. Principalmente no detalhamento de seus balanços. A avaliação foi considerada boa, o que rendeu 5 pontos a cada um. Mas se atingissem o grau de excelência, o trio poderia somar mais 15 pontos no ranking. Para ter avaliação máxima, os clubes precisam ser mais claros em suas notas explicativas no balanço, para, segundo a análise, facilitar a leitura dos investimentos.

Atlético, Coritiba e Paraná Clube também precisam amadurecer a maneira de trabalhar os balanços, divulgando-os com mais frequência e não apenas se restringir ao que exige o Estatuto do Torcedor. O Palmeiras é o único clube no Brasil a trazer balanço mensais. Grêmio, Fluminense e Santos chegam próximos a isso, com balanços trimestrais. Como o restante dos clubes, o Trio de Ferro tem apresentação anual.

Outro ponto que chama a atenção, e que apenas um clube pratica, é a divulgação do orçamento para o ano seguinte. O assunto ainda é tabu para as diretorias. Apenas o Corinthians realiza esse trabalho.

O assunto transparência embora pareça teórico e sem grande fundamento, segundo o diretor da Pluri, Fernando Ferreira, é tema importante para avaliação do crescimento das equipes, abrindo mais espaço para investimentos e para ganhar o rótulo de clube de confiança e de retorno. “Com isso, os agentes estarão mais predispostos a fazer negócios. Desde investidores e patrocinadores, até os próprios jogadores, que veem mais confiabilidade nas instituições”, explica.