O bom início de temporada de Coritiba, Atlético e Paraná Clube em 2012 fez os três principais times paranaenses voltarem, depois de 16 anos, a figurar entre os 16 melhores times da Copa do Brasil. De quebra, o futebol do Paraná mostra estar fortalecido e é o segundo Estado que tem mais representantes nas oitavas de final da competição nacional – atrás apenas de São Paulo.
A mais recente ocasião em que o Trio de Ferro chegou junto nesta fase da Copa do Brasil foi na edição de 1996. Deste ano até 2012, o Atlético é o clube paranaense que mais chegou nas oitavas de final da Copa do Brasil, com dez participações. O Coritiba chegou nesta fase da competição nacional outras sete vezes e o Paraná, na edição de 2012, completou a sua quinta participação entre os 16 principais clubes do torneio.
Público
A vantagem de chegar nas oitavas da Copa do Brasil é que ela engorda os cofres. O Trio de Ferro e os demais clubes classificados já garantiram premiação de R$ 300 mil pela passagem de fase. Há ainda a possibilidade de garantir boas arrecadações. Neste quesito, o Furacão está devendo. Até agora, nos dois jogos realizados em Curitiba, o Furacão, que adotou a Vila Capanema como a sua casa, levou 4.529 pessoas por partida.
A torcida paranista está mostrando que está em sintonia com o time na Copa do Brasil. Em média, o Paraná levou 8.265 torcedores por partida na competição nacional.
Com a esperança de ver novamente o Coritiba na decisão da Copa do Brasil, a torcida alviverde lidera a média de público entre os grandes da capital. Nos dois duelos realizados no Couto Pereira, 11.445 torcedores em média ajudaram o time coxa-branca na classificação para as próximas etapas do torneio.
Além do bom desempenho do Trio de Ferro na Copa do Brasil, a artilharia é também um dos destaques dos times paranaenses no certame. O atacante equatoriano Guerrón, ao lado de Luís Fabiano, do São Paulo – ambos com 6 gols marcados -, aparece como o principal goleador da competição.