Desgaste pouco é bobagem

Trio de Ferro encara maratona de jogos e viagens pelo Brasil

O início do Campeonato Brasileiro, no último final de semana, além de ser o pontapé para a parte mais importante da temporada, também marca uma sequência de jogos que até então os clubes não sofreram nesta temporada. Divididos em Brasileirão e Copa do Brasil, o Trio de Ferro passará por uma verdadeira maratona de jogos e viagens de ponta a ponta do país.

A sequência, na verdade, já começou na semana passada, quando os três entraram em campo na quarta-feira pela Copa do Brasil. Enquanto o Paraná recebeu na Vila a Chapecoense, Atlético e Coritiba pegaram a estrada para enfrentar Dom Bosco-MT e Juventude, respectivamente.

Para evitar um desgaste maior, inclusive, o Furacão saiu direto de Cuiabá para São Paulo, onde no sábado (14) perdeu para o Palmeiras na estreia no Brasileirão. Nesta semana, a delegação fica em Curitiba, mas tem dois jogos em um intervalo de cinco dias, ambos na Arena da Baixada.

O Coxa, por sua vez, voltou de Caxias para pegar o Cruzeiro no Couto Pereira. Entre os três, é o que tem um período maior sem jogar. Além de ter atuado em casa no final de semana, o Alviverde só volta a entrar em campo na quinta-feira (19), no duelo de volta contra o Juventude, mais uma vez no Couto Pereira. Porém, pouco mais de 60 horas depois do apito final, a equipe já estará jogando de novo, no domingo (22), às 11h da manhã, contra o Santos, na Vila Belmiro.

O Tricolor não fica muito atrás. Depois de perder para o Brasil de Pelotas no sábado (14), a delegação paranista voltou no domingo (15) para Curitiba e nesta terça-feira (17) pela manhã já pega um ônibus para Chapecó, onde na quarta-feira (18) encara a Chapecoense pela Copa do Brasil. Na quinta-feira (19) já volta, mais uma vez de ônibus, para a capital paranaense, onde no sábado (21) recebe o Bahia, às 16h30, na Vila Capanema.

Caso os três se classifiquem para a próxima fase da Copa do Brasil, só voltam a jogar pela competição em julho – a terceira fase começa no dia 6 -, após a disputa da Copa América. E para Atlético e Paraná aumentariam os jogos, mas “pelo menos” não as viagens, pois se ambos passarem vão se enfrentar na sequência.

Pouco tempo

No entanto, até lá, Furacão e Coxa terão apenas uma semana cheia para treinar, sem nenhum tipo de jogo, entre a sexta e sétima rodadas, que acontecem entre os finais de semana dos dias 4 e 5 e 11 e 12 de junho. Já a Série B não terá esta semana de folga. Assim, a partir desde final de semana até a 11ª rodada, que é até quando a CBF desmembrou as partidas, o Paraná jogará toda terça e sexta ou sábado.

Ou seja, uma verdadeira maratona de jogos e viagens com poucos treinos, onde a correção dos erros e as mudanças táticas terão que ocorrer na hora de a bola rolar.