Hora de entrar em campo

Trio de Ferro começa caminhada na Copa do Brasil

A Copa do Brasil começou nesta quarta-feira (16). Cinco clubes paranaenses, entre eles o Trio de Ferro da capital, estão na briga do inédito título ao Estado, que bateu na trave em três ocasiões. Em 2011 e 2012 o Coritiba vicou com o vice-campeonato, enquanto em 2013 foi a vez do Atlético perder a decisão. Agora em 2016, o futebol paranaense tenta acabar com este tabu e sonhar com o título nacional. O início foi positivo. O Londrina estreou vencendo o Parauapebas por 1×0, no Pará.

Outro ponto fundamental é o dinheiro. A CBF aumentou a premiação do torneio este ano e o campeão irá faturar R$ 10 milhões – mesmo valor que o Corinthians faturou com a conquista do Brasileirão ano passado. Atual campeão do torneio, o Palmeiras faturou em 2015 R$ 7,95 milhões.

O caminho, no entanto, não é nada fácil. São três fases eliminatórias até chegar às oitavas de final, quando sobram dez clubes, que juntam-se aos cinco brasileiros que estão na Libertadores (Atlético-MG, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo) e ao Internacional, quinto colocado do Campeonato Brasileiro do ano passado.

E no meio do percurso, existe a possibilidade de alguns cruzamentos entre paranaenses, algo também inédito na competição. Se chegarem à terceira fase, o Coxa encara o Operário e Furacão e Paraná fazem mais um clássico.

Mas até lá, algumas pedreiras pelo caminho. O Rubro-Negro, por exemplo, enfrenta nesta quinta-feira (17) o Brasil de Pelotas-RS, que este ano disputará a Série B do Campeonato Brasileiro, após duplo acesso. Um dos raros duelos na primeira fase entre times das duas primeiras divisões nacionais. Na sequência, o adversário, em caso de classificação, será mais fácil: Dom Bosco ou Nacional-AM.

Já o Tricolor estreia contra o modesto Estanciano. Mas, se avançar, o provável adversário será a Chapecoense, que já está a três anos na Série A e joga na primeira fase contra o Princesa dos Solimões.

Do Trio de Ferro, o Alviverde é quem tem o caminho mais tranquilo neste começo. Joga na estreia contra o Guarany de Sobral e, se avançar, pega o vencedor de Tocantinópolis x Juventude. Na terceira fase é que o trajeto pode complicar. O adversário sairá dos jogos Independente-PA x Paysandu (Série B) e Operário x Criciúma (também da Série B).

O Londrina pode ter pela frente na segunda fase o Cruzeiro, que joga contra o Campinense. Na terceira fase, Portuguesa ou Vitória seriam os adversários mais perigosos.

A Copa do Brasil acaba só em novembro. Nestes oito meses, tudo pode acontecer no mata-mata. O que se espera é que as campanhas do começo da década se repitam e não o que os dois últimos anos reservaram, quando ninguém chegou nem mesmo às quartas de final.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna