O Paraná Clube é o primeiro time paranaense a retornar ao Campeonato Brasileiro. O time que viaja hoje pela manhã rumo a Belo Horizonte, para o jogo de amanhã, contra o América, e leva na bagagem uma preparação pesada de treinamentos e a confiança de que a intertemporada foi útil para mostrar ao grupo de jogadores, que somente eles poderão salvar o Tricolor de um novo vexame.
Na zona do rebaixamento na Série B, com nove pontos em dez rodadas, o Paraná teve 38 dias após a derrota em casa para a Luverdense, para evoluir e qualificar o elenco para as próximas partidas. No entanto, poucas novidades poderão ajudar o técnico Claudinei Oliveira a aumentar as opções de jogo e até mesmo alterar radicalmente a forma da equipe atuar dentro e fora de casa.
O experiente Túlio Souza e o atacante Caio Teófilo chegaram ao clube e inicialmente devem ficar no banco de reservas. Quem retornou aos treinamentos é o meio-campista Paulinho Oliveira. O jogador pediu a comissão técnica para voltar a ser relacionado e está treinando entre os titulares. Outras possíveis alterações no time ficam por conta entrada do lateral direito Chiquinho, na vaga de Carlinhos Miranda. No ataque, Giancarlo terá outro companheiro a partir de agora. O garoto Tiago Alves, de 21 anos, formado na base do Santos, é conhecido por Claudinei e ganha espaço neste retorno de Brasileiro. O time provável para o jogo contra o Coelho tem Marcos; Chiquinho, Gustavo, Anderson Rosa e Breno; Lucas Otávio, Marcos Serrato, Paulinho Oliveira e Lúcio Flávio; Tiago Alves e Giancarlo.
No entanto, o que mais preocupa são os problemas fora de campo. Com enormes dificuldades financeiras, o clube atravessa um dos piores momentos da história e os atletas acabam sofrendo com isto, com campos de treinamentos inadequados, atrasos de salários e reclamação constante de funcionários. Sendo assim, a preparação acabou não sendo a ideal, pois os jogadores ficaram mais preocupados com outros temas do que realmente os confrontos da tabela.
O Paraná terá pela frente duelos complicados. Dos cinco próximos jogos, serão são três fora de Curitiba e enfrentando adversários que nos últimos anos jogaram na Série A. América-MG, Portuguesa e Vasco – os dois jogos na Vila Capanema serão contra ABC e Vila Nova. “Temos que sair desta zona de desconforto que é o rebaixamento e temos que vencer dentro e fora de casa. Sabemos das dificuldades, mas vencendo dois ou três jogos a confiança volta e traremos a torcida para o nosso lado. Só nós jogadores mudaremos este panorama”, afirmou o zagueiro Gustavo.