O Paraná Clube, na teoria, precisa de mais sete vitórias para garantir a volta à elite do futebol brasileiro. Mesmo com sete partidas a realizar na Vila Capanema, o objetivo é não ficar na dependência de um aproveitamento máximo em casa. Muitos dos jogos programados para o Durival Britto são confrontos diretos com equipes que também sonham com o acesso, casos de América-MG, Avaí, Chapecoense e Icasa – isso sem contar com o Palmeiras, já apontado como virtual campeão da Série B.
O desafio do Tricolor, nos jogos fora de casa, é ‘aliviar’ essa conta para permitir ao grupo alguma margem de erro. Por isso, o técnico Dado Cavalcanti deu ao jogo de amanhã – às 21h, em Arapiraca – tratamento de decisão. O fato de o ASA-AL estar com a corda no pescoço, em 18.º lugar, torna, na visão do treinador, o jogo ainda mais difícil. ‘Não é porque estão mal que o jogo será fácil. Já tivemos problemas com São Caetano, Oeste e Figueirense, que também não vinha de uma boa sequência’, destacou Dado. ‘Precisamos jogar bem para merecer uma vitória’, completou.
Após um início de returno abaixo do esperado, o Paraná tenta se reinventar e buscar uma nova sequência de bons resultados. Até aqui, o melhor momento da equipe – ao menos nas questões matemáticas – ocorreu na série de quatro vitórias, sobre Sport, Guaratinguetá, Icasa e ABC. ‘Precisamos emplacar bons resultados nos próximos jogos. Não apenas para nos mantermos nas primeiras posições, mas para ampliarmos a vantagem para os concorrentes’, destacou o meia-atacante Felipe Amorim, que retorna à equipe titular após dois jogos no banco de reservas. ‘Temos que melhorar a nossa produção ofensiva. Não fomos bem neste fundamento nas últimas partidas e, por isso, perdemos’, completou Dado Cavalcanti.
Mesmo na vitória por 3×1 sobre o Paysandu, o futebol não foi convincente como em jornadas anteriores. ‘Creio que à exceção do Palmeiras, todos os times passaram ou passam por oscilações. Precisamos recuperar a concentração o quanto antes e voltar a praticar o futebol intenso que nos levou à essa terceira colocação’, admitiu o técnico.
Além da entrada de Felipe Amorim, o treinador também confirmou as voltas de Paulo Sérgio ao ataque e de Moacir e Paulinho às laterais.