A vitória sobre o América Mineiro pôs fim ao sofrimento do Paraná Clube na temporada 2010. Sem risco de rebaixamento, o clube ganha tempo para dar início ao planejamento para o ano que vem.

continua após a publicidade

Mesmo sem contar com uma previsão orçamentária, a diretoria deve avançar, o quanto antes, nas conversações com o técnico Roberto Cavalo e com atletas como o goleiro Juninho e o zagueiro Irineu.

Logo após a vitória a quarta sob o seu comando , o treinador deixou claro que não pretende renovar apenas para a disputa do Estadual, a partir de janeiro. “Minha intenção é coordenar um projeto para a temporada, envolvendo Paranaense, Copa do Brasil e Série B”, disse.

Por mais que haja uma indefinição até mesmo sob a continuidade de Paulo César Silva e Guto de Melo que hoje respondem pelo departamento de futebol , ambos acreditam que o Paraná deve estabelecer um plano de ação para toda a temporada, a partir da utilização de uma série de garotos da base.

continua após a publicidade

Na “onda” do sucesso de Kelvin e Henrique, o clube pretende promover pelo menos cinco jogadores das categorias de base para 2011. “Este número pode até chegar a sete. Vamos ver como serão as avaliações desses jogadores”, disse Guto de Melo, sem citar nomes.

“Acreditamos que este é o caminho: mesclar a juventude e o potencial dessas revelações com algumas peças de maior experiência, capazes de dar sustentação aos meninos”, analisa o diretor de futebol. “Nesse papel, a atuação do Cavalo será muito importante”, admitiu.

continua após a publicidade

Antes mesmo do jogo frente ao América-MG, houve uma conversa preliminar da diretoria com Roberto Cavalo. A questão, como no ano passado, envolve agora o salário do treinador.

Na missão de tirar o Paraná do risco de degola, Cavalo retornou à Vila com um “pacote” estabelecido para doze jogos. “Agora, temos que sentar e definir um contrato, de preferência por um período mínimo de um ano”, confirmou Guto de Melo.

A partir desse acerto é que o clube poderá dar um encaminhamento sobre questões envolvendo o atual grupo, com negociações para renovações e dispensas.

Elenco

O elenco atual, com quase quarenta atletas, será profundamente reformulado. A idéia é montar uma estrutura mais enxuta, mas ao mesmo tempo mais equilibrada.

Na reta final desta Série B, o que se viu foi um grupo muito inchado, mas sem a qualidade necessária para brigar na ponta de cima da tabela da Segundona. “Há uma base interessante no clube. Mas, vamos ter que qualificar o grupo. Só assim teremos chance de fazer com que no ano que vem o Paraná seja, realmente, um candidato ao acesso”, arrematou Roberto Cavalo.