O Paraná Clube joga a sua sorte no primeiro quadrimestre hoje, às 21h50, no Beira-Rio. Apesar da boa vantagem sobre o Internacional, o time de Paulo Bonamigo entra em campo disposto a não se render à pressão de um adversário que promete ?suar sangue?, nas palavras de Abel Braga. O Tricolor garante que a recente eliminação do Paranaense já é página virada e todo o grupo está, agora, mobilizado na Copa do Brasil. Um resultado positivo, hoje, coloca o representante paranaense entre os oito finalistas do torneio.
A confiança dos paranistas é grande, assim como a vantagem frente ao colorado gaúcho. A vitória por 2×0, na semana passada, dá ao Paraná o direito de poder até perder por um ou até dois gols de diferença. No caso do mesmo placar, mas favorável ao Inter, a decisão da vaga será nos pênaltis. Qualquer derrota a partir de 3×1 (4×2…) serve para o Tricolor. ?Vamos jogar pelo regulamento, mas não na retranca. Creio que se fizermos um golzinho, estamos garantidos?, disparou o ala Angelo.
A volta do lateral – que não estava inscrito no Estadual – dá maior sustentação à equipe. Não apenas na marcação. Angelo, eficaz em cruzamentos e cobranças de faltas e escanteios, é uma das apostas de Bonamigo para tornar seu time mais sólido e eficiente. ?Agora, estamos com o time completo?, ressaltou Bonamigo, numa referência às outras quatro peças, além de Angelo, que não enfrentaram o Coritiba e hoje estão à sua disposição. São eles o zagueiro Luís Henrique, o volante Jumar, o meia Cristian e o atacante Clênio.
?São pilares importantes para o grupo. Referências que podem fazer a diferença num jogo decisivo?, comentou o treinador. Mesmo diante de mais e melhores opções, Bonamigo mantém a mesma formação utilizada na semana passada. Assim, Luís Henrique, Angelo e Jumar iniciam a decisão em Porto Alegre. Cristian – que não reúne condições físicas para 90 minutos – e Clênio ficam no banco de reservas. ?Temos que jogar com sabedoria, valorizando a posse de bola e tendo capacidade de decidir as oportunidades que surgirem?, frisou o técnico.
Bonamigo prevê um jogo de poucas oportunidades ofensivas para o Tricolor, diante da necessidade do adversário. ?Eles vêm com tudo, no abafa e no grito da sua torcida. Mas, nosso time é maduro o suficiente para encarar uma situação como essa. Torcedor não entra em campo?, destacou o comandante tricolor. ?Se repetirmos o mesmo nível técnico do primeiro jogo, voltaremos a Curitiba classificados?, assegurou. E o sucesso, hoje, virou questão de honra para os jogadores do Paraná Clube.
?Fomos eliminados do Estadual, em casa. Com essa vantagem, sair da Copa do Brasil, seria péssimo para a nossa imagem?, admitiu Daniel Marques. O jogo desta noite será uma prova de fogo para todo o grupo e em especial para a zaga paranista. Afinal, se não levar gols, o Tricolor avança às quartas-de-final. E, na competição nacional, a defesa tem um ótimo retrospecto. Em cinco jogos, levou apenas dois gols. ?É decisão e cada detalhe conta. Temos que estar ligados, do primeiro ao último minuto?, avisou Jumar.
COPA DO BRASIL
OITAVAS-DE-FINAL – JOGO DE VOLTA
INTERNACIONAL x PARANÁ CLUBE
INTERNACIONAL
Clemer; Bustos, Índio, Orozco e Marcão; Jonas, Ji-Paraná (Iarley), Magrão e Alex (Andrezinho); Fernandão e Nilmar.
Técnico: Abel Braga.
PARANÁ
Fabiano Heves; Daniel Marques, João Paulo e Luís Henrique; Angelo, Jumar, Léo, Giuliano e Éverton; Joelson e Fábio Luís.
Técnico: Paulo Bonamigo.
SÚMULA
Local: Beira-Rio (Porto Alegre).
Horário: 21h50.
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa-SC).
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Claudemir Maffessoni (SC).