O Paraná Clube inicia a sua caminhada na temporada 2010 com pelo menos seis remanescentes da campanha apenas razoável na última edição da Série B do Brasileiro. Destes, apenas quatro fecharam o ano como titulares.
Com essa base e a inclusão de outros cinco estreantes – todos com alguma “rodagem” no futebol brasileiro – o técnico Marcelo Oliveira espera uma estreia com vitória, de olho num regulamento no mínimo absurdo, mas aprovado pelos clubes, com o supermando para a fase decisiva do torneio.
Com três jogos em casa nas quatro primeiras rodadas, é fundamental largar com força, mesmo sem o conjunto e a preparação física ideais. “No começo de uma temporada vale a superação de cada um. Ninguém ainda está num condicionamento ideal”, lembrou o artilheiro Marcelo Toscano, que de coadjuvante virou a principal referência do Tricolor após os dez gols que marcou na Segundona, quando foi o artilheiro da equipe na competição.
E Toscano terá a companhia de um jogador contestado por muitos, mas que foi o principal goleador do clube na última temporada. Wellington Silva será, na teoria, o jogador mais avançado da equipe nestes primeiros jogos. Titular no Estadual e em boa parte da Série B, o centroavante fez 11 gols, mas não conseguiu conquistar o torcedor paranista.
A chegada de um novo treinador e de novos companheiros é também a chance de um recomeço para o atacante. Além da dupla de ataque, completam o time de “conhecidos” do torcedor o zagueiro Luís Henrique, o ala Murilo e os volantes Luiz Henrique Camargo e João Paulo.
Sequência tricolor
Marcelo Oliveira espera que este sexteto dê a sustentação para os estreantes buscarem adaptação. Na medida certa para o Paraná conseguir uma série de bons resultados nessas rodadas iniciais, onde recebe Rio Branco, Paranavaí e Iraty.
O único jogo fora ocorre na 2.ª rodada, quando vai ao Noroeste do Estado para encarar o Engenheiro Beltrão. Na 1.ª fase, o Tricolor atua na Vila Capanema sete vezes e só faz quatro viagens (para Engenheiro Beltrão, Cianorte, Prudentópolis e Toledo). Os outros dois jogos fora são contra Corinthians e Coritiba.
“É importante começar bem, para ganharmos confiança e trazermos o torcedor para o nosso lado”, lembrou o ala Murilo. “Por isso, estamos trabalhando forte nessa pré-temporada. O trabalho que estamos fazendo agora se reflete em toda a temporada”, completou o jogador, que espera um ano positivo e livre de lesões, bem diferente do que ocorreu em 2009.