Tricolor corre contra o relógio para o Paranaense

O Paraná Clube já vive uma “corrida contra o relógio”, de olho na largada do Campeonato Paranaense. A comissão técnica terá apenas duas semanas para assegurar a recuperação física dos atletas, que voltam a campo no dia 20 de janeiro, frente ao Nacional de Rolândia, na Vila Capanema. Numa avaliação superficial, o preparador físico Émerson Buck deu nota 6 para o condicionamento dos atletas, após cinco semanas de férias.

A meta é atingir pelo menos 70% da capacidade física ideal ao longo da primeira etapa da pré-temporada. “Vamos trabalhar com uma dinâmica um pouco diferente. Já a partir de segunda-feira, vamos trabalhar muito a parte física, mas casada com a preparação técnica, a cargo do Toninho (Cecílio)”, disse Émerson Buck. O calendário apertado no início da temporada – serão nove rodadas do Paranaense com jogos a cada três dias – é objeto de muita avaliação por parte dos profissionais. “O calendário brasileiro é complicado, por conta dos Estaduais. Então, temos que nos adaptar”, admite Buck.

O preparador definiu como “fase1” da pré-temporada este período que se estende até o duelo contra o Nacional. “Jogamos no dia 20 e já na segunda-feira (21) iniciamos a fase 2”, explica o preparador físico paranista. A etapa seguinte vai até a 5.ª rodada do Paranaense – exatamente o clássico contra o Coritiba (3 de fevereiro). “É preciso muita cautela neste início de temporada. Até porque, nossa preparação é direcionada para o ano inteiro e não apenas para o Paranaense”, lembra Émerson Buck. Um detalhe que faz toda a diferença nas primeiras rodadas. “Pegamos times que estão treinando desde dezembro e que normalmente programam o pico da preparação para o Estadual”, completa.

Nesses primeiros dias, a comissão técnica vem realizando todos os testes fisiológicos e clínicos. “Vamos ter um quadro mais preciso, sobre a condição de cada atleta, nesta sexta-feira (hoje). Alguns, isso já foi detectado, ganharam peso nas férias. Mas é uma situação normal. Vejo o grupo numa condição regular”, analisou Buck. Foram realizados testes corporais, de potência, velocidade e agilidade, além das avaliações cardiológicas (no Hospital Constantini). “No fim de semana, vamos dar uma carga maior de trabalhos físicos e na segunda começamos a intercalar treinos físicos com bola”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna