A matemática ainda confere ao Paraná Clube uma remota possibilidade de acesso (1,8%, segundo o Chance de Gol). Porém, moralmente derrotado, o Tricolor já “jogou a toalha”. Entre jogadores e comissão técnica o discurso é o de “encerrar a disputa de forma digna”.

continua após a publicidade

Com 51 pontos, e em 10.º lugar, o time do técnico Dado Cavalcanti ainda não atingiu a melhor marca do clube desde a queda, em 2007. Mesmo tendo passado longe do acesso em 2009 e 2010, o Paraná chegou à marca dos 53 pontos naqueles anos e fechou as disputas em 10.º e 7.º lugares, respectivamente. “Temos que jogar com a mesma dignidade que tivemos até aqui. Lamentamos a situação, mas temos que ser profissionais até o fim”, disse Dado.

Com apenas 15 pontos conquistados (4 vitórias, 3 empates e 9 derrotas) o Paraná é apenas 18.º na classificação da segunda metade da Série B. Um contraste absurdo em relação ao que se viu no turno, quando o Tricolor chegou ao 3.º lugar, com aproveitamento de 63%. O desempenho recente, de cinco jogos sem vitória, é que faz aumentar o clima de desesperança.

O Paraná teria que vencer todos os seus compromissos e ainda torcer por uma combinação pouco provável, envolvendo sete clubes.

continua após a publicidade