Paris – A atleta Marie-Jose Perec, de 36 anos, anunciou ontem que vai encerrar a carreira. Tricampeã olímpica, Perec ganhou medalha de ouro nos 400m dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e repetiu o feito nos 200m e 400m nos Jogos de Atlanta, quatro anos depois. Perec disse que vinha amadurecendo a idéia de parar já há algum tempo. Ela conta que desde setembro, quando perdeu os campeonatos mundiais por causa de uma lesão, vinha pensando em encerrar a carreira.

“Por algum tempo eu cheguei a correr pensando nos Jogos de Atenas. Participei de provas em Paris e em Guadalupe (ilha onde nasceu), porém, sentia que meu corpo me dizia que já era suficiente”, disse ela ao diário esportivo francês L?Equipe.

Perec, que foi campeã mundial dos 400m em 1991 e em 1995, admitiu que sua despedida ideal seria se tivesse conseguido a quarta medalha de ouro nos Jogos de Sydney, há quatro anos, mas isso não foi possível. Quando se preparava para defender o título na prova de 400m diante da principal adversária – a australiana Cathy Freeman – Perec abandonou os Jogos alegando ter recebido ameaças de morte.

A atleta voltou a treinar em fevereiro de 2003, porém abandonou os campeonatos do mundo por causa de uma lesão no nervo ciático.

continua após a publicidade

continua após a publicidade