O ciclista belga Tom Boonen recebeu nesta sexta-feira, um dia antes do início da Volta da França, a autorização para disputar a prova. Ele foi flagrado com cocaína num exame antidoping, realizado fora do período de competições, e contesta o resultado da análise na justiça.

continua após a publicidade

O aval para ele disputar a prova foi dado pelo painel de arbitragem do Comitê Olímpico Francês. A ASO, empresa que organiza a principal prova ciclística do mundo, vetou a presença de Boonen por considerar que seu doping prejudica a imagem do esporte. Pelas regras da União Ciclística Internacional (UCI), a cocaína não é motivo para suspensão em testes fora de competição.

Boonen, de 28 anos, é um dos principais ciclistas do circuito, especialista em sprint – tanto que, em 2007, ficou com a camisa verde na Volta da França, dada ao vencedor da disputa por pontos, que são dados aos primeiros colocados de cada etapa.

“É uma pena que essa decisão tenha demorado tanto, pois foi muita pressão sobre os ombros de Tom e de toda a equipe”, afirmou o dirigente da equipe Quick Step, Patrick Lefevere.

continua após a publicidade