Não é uma caça às bruxas nem terra arrasada. Os dois jargões amplamente difundidos na crônica esportiva são usados pontualmente para achar culpados por algum fracasso ou quando algo esta muito errado. Quando a “vaca foi pro brejo”. E não é o caso. Embora os números não sejam os mais animadores (3ª defesa mais vazada, com 20 gols sofridos), no contexto geral o sétimo lugar do Atlético no Brasileirão deixa o time em uma situação momentaneamente confortável. Entretanto, reforçar o elenco nunca é demais e a contratação de mais um zagueiro esta entre as prioridades do Furacão.

continua após a publicidade

Os titulares são Léo Pereira (18 anos) e Cleberson (21). No atual elenco, Dráusio e Rafael Zuchi são os suplentes mais frequentes. O grupo de defensores não agrada parte dos torcedores. Em levantamento recente feito pela equipe Tribuna 98, a grande maioria acredita que a solução seria a contratação de reforços.

Para o ex-zagueiro Nem, um dos grandes zagueiros da história recente do Furacão, capitão do time campeão brasileiro em 2001, a zaga atual não passa a confiança que o time necessita. “O Atlético tem uma defesa mal postada, uma defesa que não tem qualidade, mas nem por isso vem perdendo só por causa da zaga. É um conjunto”, disse. “Como fui zagueiro, posso falar. Não temos um time forte, por isso sobra para zaga. Graças a Deus temos um grande goleiro, que atravessa uma fase maravilhosa”.

E a pouca idade dos atuais titulares não é desculpa para desempenhos abaixo da crítica. “Muito se fala da idade, mas com 17 anos eu já estava jogando no São Paulo. Com 20 anos jogava com o Marolla”, disse Nem.

continua após a publicidade

As sugestões

Listamos alguns dos nomes como sugestão ao Departamento de Inteligência atleticano. Como na Série A as opções são escassas – praticamente todos os titulares dentro do padrão salarial do clube já jogaram mais de sete vezes – a Série B pode oferecer opções interessantes.

continua após a publicidade

Do líder da competição, Ceará, os dois titulares poderiam ser aproveitados. Embora seja uma das piores defesas em números, os dois zagueiros mostraram qualidade, mas um deles já leva o currículo um imbróglio muito grande. Diego Ivo foi contratado pelo Atlético junto ao Diadema-SP e emprestado ao Ceará. Mas o clube paulista entrou na Justiça e conseguiu que o vínculo com o Furacão fosse desfeito. Jogou algumas partidas e acabou expulso de um jogo contra o Londrina pelo Paranaense.

O outro é o Sandro. Com 25 anos, o jogador tem agradado por suas atuações. O ex-zagueiro Nem aprova e até sugeriu o nome de Sandro ao DIF atleticano. “O Sandro, que jogou mais uma vez anteontem, é um dos melhores da segunda divisão. Tem 25 anos e poderia muito bem jogar na defesa do Atlético”, afirmou.

Entre os eventuais titulares de Vasco, Avaí e Luverdense, destacam-se respectivamente o experiente Rodrigo (33), e os jovens Renato (22) e Antônio Carlos (21).